Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu

Ações contra Porta dos Fundos teriam mais êxito no Tribunal do Santo Ofício

Ofendem-se por um filme pôr na boca do Senhor palavras que ele não disse, mas recusam levar a sério as que Ele proferiu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Centro Dom Bosco de Fé e Cultura voltou a tentar censurar o especial de Natal do Porta dos Fundos. Infelizmente, aquela associação católica insiste em entrar com ações judiciais no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e não no Tribunal do Santo Ofício, onde elas teriam, sem dúvida nenhuma, mais êxito.

Desta vez, o especial do Porta é em formato de animação, o que traz uma novidade importante. Nos últimos tempos, só os fundamentalistas islâmicos se ofendiam com desenhos. Agora, isso acontece também com fundamentalistas cristãos, o que significa que o Porta dos Fundos conseguiu operar o milagre do ecumenismo. Gente de todos os credos, unida, melindrando-se com segmentos de reta e circunferências. Até fico comovido.

ilustração representando Jesus Cristo de óculos escuros soltando dos dedos um arco-íris
Ilustração publicada em 17 de dezembro de 2021 - Luiza Pannunzio

Se um vegano disser que nunca come carne, exceto em dia de churrasco, é provável que riam dele. Mas ninguém ri de quem se diz cristão enquanto não faz nada do que Cristo pede. Pelos vistos, é possível repetir todos os dias a frase "assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido" e não entender o que se diz.

A Bíblia está cheia de recomendações para os membros do Centro Dom Bosco se comportarem de outro modo. "A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas", Provérbios, 19:11. "O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto", Provérbios 12:16.

Ou seja, acaba por prevaricar mais o cristão que quer punir ofensas do que aqueles que o ofendem. E também há aquela sugestão que, apesar de bastante importante, raros cristãos seguem: "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me", Mateus 19:21.

É um pouco estranho que se ofendam por o especial do Porta pôr na boca do Senhor palavras que ele não disse, mas recusem levar a sério as palavras que Ele proferiu.

Ao menos, os autores do especial mostram terem lido a Bíblia. Talvez seja melhor o Centro Dom Bosco compor uma nova canção. Tomem nota: um dia uma criança me parou, olhou-me nos olhos a sorrir, caneta e papel na mão, especial de comédia para assistir. E perguntou o que é preciso para ser feliz. Censurar como Jesus censurou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.