Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu

No meu tempo, Douglas Garcia teria coagido Vera Magalhães às escondidas

Agora quem constrange também faz o favor de documentar, talvez para recolher elogios, objetivo parcialmente alcançado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para surpresa de todos, convidar Douglas Garcia para assistir, sem açaime, a um debate entre candidatos ao governo do estado de São Paulo, não foi boa ideia. Quando nada o faria prever, o admirador de gangues extremistas, criador do bloco de Carnaval Porão do Dops e disseminador de notícias falsas se comportou de um modo pouco civilizado.

O bolsonarista Tarcísio de Freitas fez o convite e o bolsonarista Douglas Garcia aceitou. No fim do debate, Garcia invadiu a área reservada para jornalistas para insultar Vera Magalhães. Por azar de Garcia, alguém estava a filmar o episódio indigno.

No desenho de Luiza Pannunzio um homem vestindo terno grita com o celular na mão esquerda e a outra mão na altura do peito de outro homem bem maior que se coloca de modo a impedir que ele avance. Do outro lado se vê o braço da jornalista Vera Magalhães com o celular, filmando tudo. Da boca do homem nervoso saem gotículas verde e amarelo.
Luiza Pannunzio

Era ele mesmo. Eu ainda sou do tempo em que os jornalistas eram coagidos às escondidas. Mas agora quem coage também faz o favor de documentar a coação, talvez para recolher elogios. Esse objetivo foi apenas parcialmente conseguido.

Eduardo Bolsonaro condenou o ataque, o que deve ter levado Douglas Garcia a refletir. Quando um membro da família Bolsonaro nos acusa de indecência, em princípio está na hora de fazermos uma profunda introspecção.

O próprio Tarcísio de Freitas telefonou à jornalista atacada para pedir desculpa, dizendo: "Eu mal conheço esse idiota". O que, se por um lado é simpático, por outro significa que o candidato cede a idiotas que mal conhece credenciais para assistir a debates.

Fica a lição para, no futuro, ceder credenciais apenas a idiotas que conhece muito bem. No entanto, e como seria de esperar, o ataque à jornalista também teve alguns fãs. O ministro Ciro Nogueira disse que o fato de o jornalista Leão Serva, que tinha saído em defesa de Vera Magalhães, ter arremessado para longe o celular de Garcia era "mil vezes mais grave" do que o ataque de Garcia à jornalista.

Mil vezes são muitas vezes. Se exercer violência sobre um celular é mil vezes mais grave do que exercer violência sobre uma jornalista, isso só pode significar que o celular é mil vezes mais importante do que a jornalista.

Uma perspectiva intrigante, uma vez que a lei pune a coação a jornalistas mas não o arremesso de celulares —e Nogueira, estando na política há quase 30 anos, nunca fez um esforço para corrigir esse absurdo legal. E agora? A indecência é louvável ou lamentável? É uma questão muito difícil que, receio bem, continuará sem resposta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.