Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias
Descrição de chapéu Tóquio 2020

Tóquio consolida avanço brasileiro e dá sinais interessantes sobre o futuro

Quatro notas olímpicas para resumir os Jogos de Tóquio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

1 - O Brasil mostrou que mudou de patamar no quadro de medalhas.

A 13ª posição no quadro das Olimpíadas do Rio, em 2016, poderia não ser um indicador muito fiável da força relativa, dado que obtida com a peculiaridade da disputa em casa. O 12⁰ lugar em Tóquio resolve eventual dúvida.

O país não só adentrou um bloco antes distante, o dos 20 primeiros colocados, em ouros e em pódios, como se manteve competitivo para ingressar no top ten, objetivo traçado já na edição anterior.

A colocação foi exatamente a prevista pela Gracenote, empresa de dados que tenta antecipar resultados olímpicos. Para registro, a estimativa dava 24 medalhas ao Brasil; sendo 7 de ouro, 5 de prata e 12 de bronze. No fim, foram 21 medalhas (7-6-8).

Duas frases resumem uma delegação mais autoconfiante. “Eu queria a medalha de ouro e fui atrás”, do canoísta Isaquias Queiroz, e “Não quero o bronze, quero o ouro. Estou aqui para ganhar”, de Italo Ferreira. Ambos conseguiram.

Fogos de artifício no encerramento dos Jogos de Tóquio - Oli Scarff/AFP

2 - Recordes não são tão previsíveis assim

O maior nadador de todos os tempos, Michael Phelps, previa que dificilmente Tóquio traria recordes nas piscinas, por causa de toda a interrupção provocada pela pandemia.

Não foi bem assim. Caíram 33 recordes olímpicos na natação, 10 a mais do que na Rio-16.

Melhores marcas mundiais foram superadas também no atletismo, no ciclismo, no levantamento de peso e na escalada.

O que deixa em aberto uma questão: um calendário mais enxuto seria benéfico para o desempenho dos atletas? E como coadunar isso com as demandas de patrocinadores e mídia esportiva?

3 - Os novos esportes são o futuro

O Comitê Olímpico Internacional acertou ao renovar a oferta de modalidades, com a inclusão de cinco novas disputas em Tóquio. Skate e surfe atraíram a atenção de público mais jovem.

O desafio para as próximas edições continua sendo evitar o agigantamento dos Jogos. Para isso, reexaminar a pertinência dos esportes atuais será crucial.

4 - Uma luz na pandemia

Mostrou-se acertada a decisão de levar adiante a realização das Olimpíadas, a despeito de todo o risco sanitário. Tóquio mostrou que é possível vislumbrar alguma normalidade após um ano e meio de pandemia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.