Rodrigo Tavares

Professor catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics, em Portugal. Nomeado Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial, em 2017

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rodrigo Tavares

Contamos com o pragmatismo dos EUA para colocar a agenda climática em prática, diz Salles

Em entrevista por escrito, ministro do Meio Ambiente fala dos grandes temas da agenda econômica e ambiental de 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ricardo Salles é o mais contestado dos 19 ministros que já lideraram a pasta do Meio Ambiente desde a restauração da democracia. Em entrevista exclusiva à coluna, ele mantém o seu tradicional tom belicoso ao contestar ONGs e o “protecionismo europeu” que dificulta, na sua ótica, a ratificação do tratado de livre comércio entre a União Europeia (UE) e Mercosul.

Porém, num ano em que temas ambientais ganharão destaque devido à realização, em Glasgow, da 26ª Conferência das Partes sobre a Mudança Climática (COP26), Salles acena ao pragmatismo do novo presidente americano, Joe Biden, e apresenta uma novidade: o mercado regulado brasileiro de carbono.

Se devidamente instituído, o Brasil poderá começar a comercializar créditos de redução de emissão dos gases de efeito estufa, conhecidos como créditos de carbono, um anseio antigo tanto de ambientalistas quanto de empresários. E sobre o mercado ESG? Para Salles “é chegada a hora de separar o discurso da prática.”

O tratado de livre comércio entre a UE e o Mercosul foi assinado em 2019, mas ainda necessita ser ratificado. O principal ponto de atrito é a aderência do Brasil a temas ambientais. O que falta o governo fazer para que o acordo seja implementado o mais rapidamente possível?

O tratado tem potencial de melhorar, e muito, a qualidade de vida, a prosperidade e os padrões em ambos os blocos, inclusive no aspecto ambiental. Portanto, implementá-lo significaria melhorar a defesa do meio ambiente e não o contrário. Há que se fazer um esforço para distinguir, em meio a essa questão, o que é legítima preocupação ambiental do que é protecionismo disfarçado.

Recentemente, o Brasil despertou para as finanças sustentáveis (ESG). Na sua visão, qual o papel do mercado financeiro e das empresas para a agenda ambiental?

Fundamental, mas muitos falam bonito sobre meio ambiente em seus relatórios de sustentabilidade, mas poucos colocam, de fato, a mão no bolso. É chegada a hora de separar o discurso da prática.

Em alguns países, a agenda ESG tem sido fomentada pelos respectivos governos. Por que o governo Bolsonaro negligencia essa pauta?

Não negligencia. A diferença é que tratamos as questões ambientais de forma muito tangível e prática. Não achamos que seminários, palestras e estudos intermináveis são a solução. Muito menos acreditamos que continuar irrigando ONGs e academia com bilhões de reais anualmente vai resolver os problemas.

Como se sentiu quando, em julho passado, fundos estrangeiros que administram R$ 20 trilhões criticaram as políticas ambientais do Brasil e ameaçaram desinvestir do país?

Faz parte. Ouvimos as críticas, refletimos e a pergunta que vem em seguida é: ok, vai pagar quanto para ajudar a resolver o problema? De discurso já estamos cheios. Quero ver quem vai colocar a mão no bolso, de verdade.

Qual a opinião do governo sobre a criação de um mercado global de créditos de carbono? E quando teremos o tão ambicionado mercado brasileiro regulado de carbono? O que falta fazer depois do presidente Bolsonaro ter sancionado este mês a lei que institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais?

Somos totalmente a favor do mercado de carbono. Aliás, o presidente Bolsonaro já o estimulou através de três decretos em dezembro de 2019 permitindo que o setor privado voluntário pudesse negociar créditos, assim como estados. Além disso, permitiu créditos de floresta nativa, contrariando o lobby das florestas plantadas. Nós, por outro lado, é que estamos aguardando o fim do protecionismo europeu, que fechou seu mercado de carbono desde 2009. Eles inviabilizaram a COP em Madrid e seguem sem deixar avançar nos mecanismos do Acordo de Paris que preveem tal mercado.

Em novembro será realizada a COP26 no Reino Unido, um país reconhecido por sua liderança climática. Todos os países irão prestar contas cinco anos após o Acordo de Paris e anunciar metas mais ambiciosas de redução de emissões. Além disso, nessa altura, o presidente Biden já deverá ter retomado o Acordo. Quais são as ambições do governo brasileiro para o evento?

Temos boas expectativas. Estamos contando com o pragmatismo dos Estados Unidos para ajudar a colocar em prática essa agenda. A Europa consumiu suas florestas e segue ininterruptamente queimando combustíveis fósseis há mais de 200 anos. Nada mais justo que ajudem a pagar a conta do problema climático que criaram.

Quando terminar o seu mandato, como gostaria de ser lembrado pelos brasileiros e pela comunidade internacional?

Por alguém que teve a coragem de dizer as verdades inconvenientes que o patrulhamento da esquerda teima em tentar esconder e mostrar que prosperidade econômica é condição essencial para boas práticas ambientais.

E como acha que vai ser lembrado?

A história vai dizer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.