Rodrigo Tavares

Professor catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics, em Portugal. Nomeado Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial, em 2017

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rodrigo Tavares
Descrição de chapéu Folha ESG sustentabilidade

Desprovida de verdade, a sustentabilidade vira fé ou publicidade

Sem auditoria e verificação viveremos na ilusão da esperança ou no pântano da mentira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O arquipélago reconhecido recentemente como o destino turístico mais sustentável do mundo fica no meio do Oceano Atlântico, algures entre Portugal e o Canadá. E é exatamente daqui, dos Açores, que escrevo, em tarde azul-clara úmida e com vista para um oceano azul-escuro, por onde passam ritmicamente jamantas e tubarões-baleia. Aqui o termo sustentável é tão onipresente quanto os milhares de vacas malhadas pastando pelas ilhas. No aeroporto também contei pelo menos 3 billboards de empresas de bebidas, imobiliário e hotelaria aludindo aos seus produtos sustentáveis. No jornal Público, o principal diário português, mais dois anúncios de multinacionais com metas de transição carbônica.

Nos Açores, no Brasil e um pouco por todo o mundo ocidental, a sustentabilidade banalizou-se. Empresas e governos fazem fila para anunciar, de forma cada vez mais esverdejante, novos produtos e iniciativas – os sapatos veganos, o suco ético, o carro elétrico, a casa ecológica, o bairro sustentável, a energia solar, a economia circular. Na hierarquia corporativa, ao longo dos anos, o comando deste tema foi passando do diretor de sustentabilidade para o diretor de comunicação, CFO e agora CEO. Falta apenas tentar inserir princípios verdes no Bhagavad Gita e convencer o presidente do Brasil e o novo ocupante do palácio presidencial em Cabul sobre os méritos da igualdade de género ou da sustentabilidade planetária.

A incontinência sustentável seriam boas notícias. Sem hesitação. Mas este novo mundo ético, justo e sustentável não existe. É um metaverso político e corporativo, um espaço onírico compartilhado, criado pela convergência entre a comunicação e a realidade física virtualmente aprimorada. É um espaço onde só há boas notícias. Ânimo e comprometimento. O “alerta vermelho” para a humanidade feito recentemente pelo IPCC não faz parte deste mundo imaginário. É demasiado realista, negativista e emergencial. Nenhum governo respondeu imediatamente com ações ainda mais profundas para evitar o colapso da humanidade.

Por isso, o mundo real da sustentabilidade ou do ESG não poderá crescer e se credibilizar sem auditoria, verificação, monitoramento. Sem verdade, a sustentabilidade vira crença ou propaganda.

Quando explodiu o número de empresas entre a Revolução Industrial e a Primeira Guerra Mundial e começou a se popularizar a figura do acionista, nasceram também as primeiras empresas de auditoria. A verificação de dados financeiros é demandada pela lei inglesa desde 1845 para proteger os acionistas de ações impróprias ou informações errôneas dos diretores das companhias. No final do século 19, nos EUA e no Reino Unido, o livro Auditing: A Practical Manual for Auditor de Lawrence R. Dicksee, publicado originalmente em 1892, já era a principal referência no assunto. Em 1926, mais de 90 porcento das empresas listadas na bolsa de Nova York já eram auditadas.

Quanto começaram a se proliferar as fake news, há cerca de 10 anos, a mídia, a sociedade civil, as empresas, governos e organizações internacionais reagiram com o lançamento de iniciativas, tecnologias ou agências de fact-checking para tentar conter a E. coli da informação. O Brasil tem mais de 10 destas agências (a primeira foi a Lupa, criada em 2015).

Mas não temos visto nada semelhante para combater o greenwashing. As históricas empresas de auditoria do mercado ainda não oferecem este tipo de serviços. E a principal razão é porque não existem regras, normas, regulamentos ou leis que determinem o que é um produto sustentável ou um fundo de investimento ESG. Sem benchmark não há auditoria.

Sejamos mais precisos: na Europa alguns reguladores criaram selos de qualidade ESG de fundos de investimento. A União Europeia também lançou uma taxonomia de atividades econômicas ambientalmente sustentáveis. E empresas como a GreenWatch ou iniciativas acadêmicas como o ClimateBert usam inteligência artificial para comparar declarações pró-ambientais com a pegada de carbono de uma empresa.

Mas estas iniciativas ainda são tangenciais ou aplicáveis apenas a uma geografia. Ainda não existe um sistema global de verificação e accountability. Se uma grande empresa brasileira anunciar informações contábeis falsas para iludir o mercado, será fortemente penalizada. É o mundo da realidade. Se a mesma empresa divulgar informações irrealizáveis na área da sustentabilidade terá espaço na imprensa e o aplauso do mercado. É a realidade virtual.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.