Rodrigo Tavares

Professor catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics, em Portugal. Nomeado Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial, em 2017

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rodrigo Tavares
Descrição de chapéu TSE

Pode Alexandre de Moraes ganhar o Prêmio Nobel da Paz?

O anúncio do vencedor será feito em outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na manhã do dia 1° de fevereiro de 2021, o Exército de Myanmar tomou o poder, declarando inválidos os resultados das eleições ocorridas uns meses antes. Apesar de não ter conseguido evitar o golpe de Estado, o embaixador do país na ONU, Kyaw Moe Tun, exerceu um papel fundamental na mobilização da comunidade internacional contra a junta militar. Por esses esforços, é um dos principais candidatos a vencer o Prêmio Nobel de 2023, segundo análise do diretor do Peace Research Institute Oslo (Prio), Henrik Urdal.

Na tarde do dia 8 de janeiro de 2023, acólitos de Jair Bolsonaro, com apoio tácito de alas da polícia e do Exército brasileiros, tentaram tomar o poder e invalidar os resultados das eleições ocorridas uns meses antes. Analistas políticos, juristas, políticos e editorialistas de jornais ressaltaram que a intervenção diligente do ministro do STF Alexandre de Moraes foi fundamental para conter e criminalizar o assalto à democracia.

Ainda assim, segundo o professor catedrático Isak Svensson, da Universidade de Uppsala (Suécia), especialista em resolução e prevenção de conflitos armados que acompanha com proximidade o Prêmio Nobel da Paz, o nome de Alexandre de Moraes não está sendo cogitado para 2023. Neste ano, o Comitê Nobel, que outorga o prêmio, recebeu 305 candidaturas, sendo 212 de indivíduos e 93 de organizações. Os nomes dos candidatos oficiais não são tornados públicos pelo comitê. O anúncio será feito em outubro.

Em teoria, jogariam a favor de Moraes vários fatores. Com o autoritarismo tomando espaço em países emergentes e na Europa, incluindo a própria Suécia e a Noruega —onde se vê a ascensão dos partidos Sverigedemokraterna e Fremskrittspartiet—, o Comitê Nobel poderá querer emitir uma mensagem clara de oposição a forças antidemocráticas, radicais ou populistas. Se o extremista Javier Milei vencer as eleições na Argentina, poderá melhorar ainda mais o palato do Comitê Nobel por estancar o avanço do autoritarismo na América Latina.

Moraes representaria também uma oportunidade para o comitê ensaiar um retorno às suas raízes mais formalistas e enxotar algumas críticas de que, nos últimos anos, tem apoiado principalmente ativistas e o terceiro setor. Em 1904 e 1911, foram laureados respectivamente o Institute of International Law e o holandês Tobias Asser para reforçar o papel do direito na prevenção, gestão ou resolução de conflitos internacionais. Moraes é também um homem do direito e da toga.

Além disso, as intervenções do ministro não são difusas. Não têm contribuído indistintamente para o desenvolvimento econômico, os direitos humanos ou a paz mundial. O seu papel é individual e tem sido tão específico quanto o de outros vencedores, como Juan Manuel Santos (2015), Martti Ahtisaari (2008) ou David Trimble e John Hume (1998).

Mas há vários outros elementos que jogam contra Alexandre de Moraes. Está longe de ser uma pessoa consensual. Ainda que o alargamento do papel do STF em 2019 não tenha sido de sua responsabilidade, tendo correspondido a uma decisão do então presidente Dias Toffoli, Moraes é certamente o membro da Corte que tem aproveitado melhor o lastro adicional para judicializar a vida política brasileira: umas vezes usando de instrumentos fundamentais para preservar a democracia, outras, autorizando medidas extraordinárias sem base na própria Constituição ou sem investigação prévia, como salientaram alguns juristas em matérias no New York Times e na BBC. A concentração de vários casos nas mãos de um só ministro tem seus riscos.

Além disso, Moraes não é ainda uma figura de estatura global. É verdade que muitos vencedores não são celebridades internacionais (como Ales Bialiatski, em 2022, ou Dmitry Muratov e Maria Ressa, em 2021), mas quase sempre são selecionados indivíduos previamente reconhecidos por pares estrangeiros que atuam nas mesmas áreas.

Moraes nunca foi laureado, por exemplo, com o Bolch Prize for the Rule of Law ou o Gruber Prize for Justice, que premiam indivíduos que se destacam por suas contribuições ao Estado de Direito e à causa da justiça. Nunca se destacou no contexto da Associação Internacional de Juízes (IAJ), com sede em Roma. Ao contrário de Lula, Sônia Guajajara e até Felipe Neto, nunca entrou na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista Time.

No passado, o Comitê Nobel laureou figuras controversas (Henry Kissinger, em 1973, ou Yasser Arafat, em 1994) ou fê-lo prematuramente (Barack Obama, em 2009, ou Aung San Suu Kyi, em 1991). Mas, no caso brasileiro, certamente não iria querer inflamar ainda mais o polarizado ecossistema político. Ainda que a relação do ministro do STF com o PT não seja facilmente caracterizável nos dias de hoje, é importante relembrar que o partido condenou, em 2017, a sua indicação ao STF devido ao seu "despreparo, seu desprezo pelas instituições e sua parcialidade". O chefe de Estado do Brasil, o presidente da Câmara ou o presidente do Senado, entre outros, teriam poder regimental para nomear Moraes ao Nobel, mas a decisão de tentar a canonização do ministro do Supremo levaria à carbonização do ecossistema político brasileiro. Além disso, Lula, que também pleiteia ser o primeiro brasileiro a receber um Nobel, dificilmente cederia espaço a qualquer outro compatriota.

Em declarações à coluna, Isak Svensson prognostica que, em uma das próximas edições, o Nobel da Paz deverá ser atribuído a iniciativas ligadas ao desarmamento, seja no formato nuclear (como aconteceu com o Nobel de 2005), seja apoiando indivíduos ou organizações que se opõem à robotização da guerra ou ao emprego de inteligência artificial em conflitos armados.

Se for esse o caso, o histórico de Moraes como secretário de Segurança Pública de São Paulo e como ministro da Justiça de Temer não é auspicioso. Ficou conhecido por defender o corte do investimento público em pesquisa sobre segurança pública e o fortalecimento do armamento das polícias. Ganhou fama por ter punho de ferro e foi criticado amplamente por ativistas dos direitos humanos e entidades ligadas a políticas de segurança pública.

Talvez seja mais provável então que o primeiro Nobel brasileiro seja oriundo das ciências ou da literatura. Poderá Chico Buarque, vencedor do Prêmio Camões de 2019 e traduzido em dezenas de línguas, alcançar o Nobel?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.