Rogério Gentile

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha, editor de Cotidiano e da coluna Painel e repórter especial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rogério Gentile

Garoto que ficou paraplégico no judô ganha indenização na Justiça

Prefeitura de Pindamonhangaba ainda pode recorrer da decisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reginaldo (nome fictício), de 14 anos, estava na aula de judô quando, por acidente, caiu sobre a coluna cervical. O garoto ficou tetraplégico.

Por conta da inatividade, sofre com escaras pelo corpo, feridas comuns em quem fica muito tempo em uma mesma posição na cadeira de rodas ou deitado na cama. Precisa usar fraldas e necessita de alimentação especial, além de passar por fisioterapia e terapia.

O acidente ocorreu em março de 2012 nas dependências de um centro educacional da Prefeitura de Pindamonhangaba, no interior paulista.

Quase dez anos depois, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que o município deve pagar uma indenização de R$ 100 mil ao garoto (valor a ser acrescido de juros desde o início do processo), bem como uma pensão vitalícia de três salários mínimos, a contar desde a data da queda.

Fachada do prédio do Palácio da Justiça de São Paulo
Fachada do prédio do Palácio da Justiça de São Paulo, sede do Tribunal de Justiça de São Paulo - Eduardo Knapp -11.out.2019/Folhapress

A Prefeitura de Pindamonhangaba ainda pode recorrer da decisão.

Na defesa apresentada à Justiça, o município argumentou que o acidente foi uma fatalidade, que não era previsível e que, portanto, não tinha como ser evitado. Afirmou também que a queda decorreu da própria natureza da atividade esportiva, "não se podendo exigir que o professor praticasse conduta diversa, impedindo-a".

A prefeitura declarou ainda que o prédio no qual funciona o centro comunitário, apesar de ter sido construído pelo município, teve a sua administração cedida para uma sociedade de amigos de bairro, "inexistindo qualquer ingerência municipal".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.