Rogério Gentile

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha, editor de Cotidiano e da coluna Painel e repórter especial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rogério Gentile
Descrição de chapéu Folhajus Corinthians

Auxiliar de time peruano é condenado por imitar macaco em jogo do Corinthians

Sebastián Avellino Vargas ainda pode apresentar novo recurso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O preparador físico uruguaio Sebastián Avellino Vargas foi condenado em segunda instância pela Justiça paulista por crime de racismo.

No ano passado, durante uma partida do Universitário, do Peru, contra o Corinthians pela Copa Sul-Americana, em São Paulo, Vargas imitou um macaco ao passar em frente à torcida brasileira.

O gesto, filmado por torcedores, foi feito nos minutos finais do jogo, quando ele se dirigia aos vestiários.

"O acusado depreciou e inferiorizou a coletividade de pessoas pretas e pardas ao associá-la a animal irracional", afirmou na decisão o desembargador Roberto Porto, relator do processo no Tribunal de Justiça.

Sebastian Avellino Vargas faz gestos racistas após a partida - Doble Amarilla no Twitter

A decisão foi dada no dia 2 de abril, confirmando sentença de primeira instância do ano passado. O preparador físico foi condenado a uma pena de dois anos de reclusão, mas a punição foi substituída pelo pagamento de dois salários mínimos a uma instituição social.

Ele negou a acusação à Justiça. Afirmou que nunca tratou pessoas negras de forma discriminatória e que os gestos não foram para a torcida do Corinthians, mas para cerca de 30 torcedores brancos que haviam ofendido e xingado a comissão técnica do Universitário.

O preparador físico declarou no processo que os profissionais de sua equipe foram chamados de "índios" e "peruanos de mierda". Disse que nunca havia visto tantos torcedores ofendendo uma raça e que isso o deixou "consternado".

De acordo com a sua defesa, os gestos foram feitos apenas para demonstrar que o grupo estava tendo um comportamento selvagem.

O desembargador não aceitou a argumentação: "Ainda que o clima hostil reinasse na arena, tal circunstância não justifica sua conduta. Os gestos demonstram o intuito de humilhar as pessoas em razão da cor de sua pele".

Vargas ainda pode apresentar novo recurso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.