Rômulo Saraiva

Advogado especialista em Previdência Social, é professor, autor do livro Fraude nos Fundos de Pensão e mestre em Direito Previdenciário pela PUC-SP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rômulo Saraiva
Descrição de chapéu Previdência inss

Uma vida toda de estelionato previdenciário

Ministros do STF terão oportunidade de corrigir distorção histórica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De acordo com o dicionário Houaiss, um dos significados de estelionato é atribuído àquele que engana, o enganador. Nesse sentido, as normas previdenciárias se aproximam de tal palavra. Na verdade, que o crédito seja de quem criou as normas. De toda forma, elas conduzem os trabalhadores a crerem que terão determinado direito, mas depois nem sempre sai como se pensava. A vida toda tem sido assim.

O segurado se programa para cumprir um requisito e pouco tempo depois ele desaparece ou é alterado substancialmente. Num planejamento de aposentadorias que exige perenidade de 30 ou 35 anos de contribuição, durante essa caminhada a norma previdenciária vai se metamorfoseando. E os que dependem dela ficam com a sensação de que foram enganados.

Dentro desse contexto, a revisão da vida toda, no foco dos ministros do Supremo Tribunal Federal para ser resolvida neste semestre, também é um exemplo desse embaraço normativo. Se o bom senso prevalecer, o Supremo terá a oportunidade de corrigir mais um erro histórico.

Fachada de prédio do INSS no viaduto Santa Ifigênia, centro de São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

De 1991 a 1999, vigorou no Brasil a possibilidade de o trabalhador se aposentar com base nos últimos 36 salários de contribuição. Isso permitiu que segurados pagassem a vida toda contribuições baixas e, nos três anos da véspera de se aposentar, aumentassem o valor da contribuição, inflando dessa maneira e artificialmente a renda final. Para corrigir essa distorção, foi criada uma regra previdenciária com outra distorção: a lei n. 9876/1999, cujo fato gerador viabilizar a revisão da vida toda.

A nova lei estabeleceu que o cálculo das novas aposentadorias seria feito considerando 80% das maiores contribuições, retroagindo a julho de 1994. Seria extinta a antiga fórmula de utilizar somente os últimos três anos de contribuição.

Assim, o que foi pago antes do Plano Real seria simplesmente apropriado pelo INSS, numa forma de enriquecimento ilícito da autarquia. Quem pagou valores altos antes ficou com a sensação de que foi enganado com mais uma troca de regras, perdendo todo o investimento. Cabe salientar que até 1989 havia possibilidade de o trabalhador pagar ao INSS contribuições incidentes em até 20 salários mínimos. Na alteração da lei, em 1999, o instituto embolsou essa dinheirama, o que vem acontecendo até hoje.

A revisão da vida toda surge a partir desse cenário. O governo altera uma norma, a fim de corrigir uma distorção, criando outra em desfavor de milhares de pessoas.

Além do caso da revisão da vida toda, acumulam-se casos de mudanças radicais de leis –em desfavor do trabalhador–, que são feitas periodicamente, deixando uma legião de pessoas com o sentimento de terem sido enganados ou sofrido estelionato previdenciário.

Sob o pretexto de que as contas previdenciárias estão deficitárias, de forma cíclica operam-se reformas no sistema normativo previdenciário que criam milhares de decepcionados.

Sem chance de portabilidade ou de sacar a reserva matemática, o pagamento da contribuição previdenciária ao Instituto Nacional do Seguro Social é um caminho sem volta. Por isso, muitos contribuintes ficam sem chance de sair ou migrar de sistema. A opção de parar também não é boa, pois vai abdicar do recurso pago.

Podem-se citar várias circunstâncias desse sentimento de enganação.

O principal deles é pagar a contribuição previdenciária por décadas, considerando um padrão financeiro, e na hora de ganhar a contraprestação receber até metade do que investiu.

São cálculos e variáveis propositalmente talhados para minorar a renda. Quem já conseguiu se aposentar ganhando acima do salário mínimo também sofre com o achatamento anual do salário que acontece ao longo dos anos. Outro exemplo é o caso de quem se tornou pensionista depois de 2019, já que a última reforma previdenciária reduziu o valor da pensão por morte em 40%.

No caso da revisão da vida toda, a chegada da lei 9876/1999 permitiu que todos os trabalhadores que contribuíram com o INSS perdessem os valores pagos antes de julho de 1994. Se era para considerar 80% das maiores contribuições, que se o fizesse durante toda a vida. Esse é o propósito da revisão debatida no STF.

Não faz sentido permitir que o INSS fique com uma renda de milhares de pessoas sem devolver nada ao segurado. Agora, os ministros do Supremo terão a oportunidade de corrigir essa distorção histórica e evitar mais uma enganação previdenciária.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.