Ronaldo Lemos

Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ronaldo Lemos

Professores usam IA mais que os alunos

Inteligência artificial não é só trapaça e pode ser uma aliada no aprendizado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos apontou uma tendência importante. Os professores estão usando mais IA (inteligência artificial) do que os estudantes. A pesquisa foi realizada pela Fundação Walton e mostra elementos que ajudam a entender o papel que a IA terá na educação.

Usam o ChatGPT 51% dos professores, enquanto só 31% dos alunos fazem o mesmo. Entre os professores latinos e negros, o percentual de uso salta para 69%. A maioria dos estudantes (65%) e professores (71%) concorda que a inteligência artificial vai ser "uma ferramenta essencial para o sucesso na educação e no trabalho".

Alunos do ensino básico observam robô que usa inteligência artificial em escola na China
Alunos do ensino básico observam robô que usa inteligência artificial em escola na China - AFP

Com relação à polêmica sobre a IA ser bem-vinda ou não nas escolas, 38% dos professores já autorizam os alunos a usar inteligência artificial nos trabalhos escolares. Por sua vez, 15% dos estudantes já afirmam hoje que recorrem a ferramentas de IA mesmo quando os professores não autorizaram seu uso.

Esse é um novo tipo de cola. Em vez de colar do colega, a trapaça agora é feita com ajuda de inteligências artificiais. Esse número tende a crescer.

A frequência de uso também surpreende: 40% dos professores já afirmam usar a tecnologia pelo menos uma vez por semana. Já entre os estudantes, o uso semanal é de apenas 22%.

Olhando para esses números, é interessante comparar com a situação do Brasil. A razão pela qual os professores estão adotando a IA rapidamente é certamente porque perceberam que a tecnologia ajuda a poupar tempo no dia a dia. Tal como no Brasil, boa parte dos professores dos Estados Unidos está assoberbada de trabalho. A IA ajuda a solucionar rapidamente tarefas como a realização de planos de aula, organização de currículos, síntese e organização de textos complexos e assim por diante.

No caso do Brasil, a tendência é também que seja adotada mais rápido pelos professores do que pelos alunos. Por exemplo, a maior parte dos professores no Brasil é horista, trabalha em tempo parcial ou em mais de uma instituição. Em outras palavras, o tempo é seu principal recurso de trabalho. Com a IA, podem ganhar mais eficiência para se organizar, dar mais aulas e quem sabe aumentar a renda ou o lazer.

Outra questão essencial no Brasil são os "tutores", ou professores particulares fora do horário escolar. Apenas os alunos pertencentes às famílias mais ricas têm acesso a eles. Isso acaba aprofundando a desigualdade.

A China, por exemplo, fez recentemente um desmonte das empresas que oferecem tutoria privada. Uma das justificativas foi evitar a "brasilianização" do país. No sentido de que o segmento mais rico da população tenha acesso a educação privada de qualidade e, com isso, pare de se importar com a qualidade da educação pública oferecida para todos.

Nesse contexto, a IA pode desempenhar um papel importante. Na impossibilidade de haver tutores para todos os alunos, a IA pode acabar desempenhando o papel de tutor. O aluno que tem dificuldades com uma determinada matéria pode recorrer à IA, inclusive com perguntas, tutoria e formulação de exercícios, para poder avançar naquela disciplina. Claro que, para isso, é fundamental planejamento e, mais do que nunca, a valorização do papel do professor.

O professor precisa construir com os alunos a percepção de que a inteligência artificial não é só uma ferramenta de trapaça. Ela pode ser um aliado importante no processo de aprendizado.

Já era IA vista só como ameaça ao sistema educacional

Já é Busca de como integrar a IA à educação

Já vem Construção de usos positivos de IA na educação na prática

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.