Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Fazer de si um adulto

João Marcello Bôscoli relata como era ter Elis Regina como mãe --e, de repente, não tê-la

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Os filhos do show business têm os mesmos problemas dos filhos dos anônimos e mais um —o da exposição pública. Quando seus pais brigam ou um deles morre, eles se veem indefesos e no olho de uma exploração mórbida. Exemplo terrível é o do garoto Pery Ribeiro e seu irmão menor, Bily, filhos de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins, cantora e compositor famosíssimos, cuja separação em 1948 gerou insultos e acusações que eletrizaram o país. Gerou até uma guerra de sambas-canção cantados por vários intérpretes, inclusive Dalva.

A história dos dois meninos, despejados em internatos e sob pesado bullying dos colegas —“Com qual dos dois vocês estão?”, “É verdade que tua mãe é uma puta?” ou “Teu pai é mesmo um canalha, como o meu disse?”—, está no livro “Minhas Duas Estrelas”, de 2006, assinado por Pery e ainda não superado no gênero memória. “Bily e eu nos agarramos um ao outro”, escreveu ele. “Numa esperança infantil, sonhávamos com um milagre que desse fim àquilo”. 

O recente “Elis e Eu”, o relato de João Marcello Bôscoli sobre os 11 anos e meio em que conviveu com sua mãe, Elis Regina, tem nuances parecidas. Nesse período, ele só ouviu de Elis o pior sobre seu pai, o jornalista e letrista Ronaldo Bôscoli, e foi mantido afastado dele. Mas, inesperadamente, Elis morreu, em 1981, e pareceu não haver espaço para João Marcello na família —um ex-padastro e dois irmãos— em que crescera. Exilado entre os parentes de sua mãe, nunca mais se sentiu em casa. “Morava dentro de mim, e ponto”, escreveu.

A reaproximação com seu pai também não foi fácil: “Filho, a intimidade virá com o tempo”, disse Ronaldo. “Me deixe te amar, me aceite como sou”. Mais fácil de pedir do que de acontecer. E havia as circunstâncias da morte de Elis, sabidas por todos. João Marcello, antes dos 12 anos, teve de fazer de si mesmo um adulto.

E fez. Seu livro é a prova. 

O compositor Ronaldo Bôscoli e a cantora Elis Regina, com o filho João Marcello Bôscoli
O compositor Ronaldo Bôscoli e a cantora Elis Regina, com o filho João Marcello Bôscoli - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.