Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Coqueiro, papagaio e livros

Se eu quiser ler Machado, Lima, Graciliano, Rosa e Clarice, é só pedi-los ao bananeiro da ilha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Por causa de uma lista que publiquei há dias, de livros estrangeiros que levaria para uma ilha deserta —por ilha, leia-se o confinamento a que alguns de nós estamos nos submetendo para não contaminar os autoimunes à Covid que se esbaldam lá fora—, leitores me cobraram a de autores nacionais. Nem era necessário. Já reservei uma cabana, com coqueiro e papagaio, para me instalar e ler meus favoritos.

Limitando-me aos autores que já partiram para suas próprias e eternas ilhas, eu levaria —deixem-me ver.
“Memórias de um Sargento de Milícias”, claro, de Manuel Antonio de Almeida. “Lucíola”, de José de Alencar. “Almas Complexas”, de Carmen Dolores. “O Arara”, de Caliban
pseudônimo de Coelho Netto para seus romances semipornográficos, acredita? “Dentro da Noite”, de João do Rio. “Casos e Impressões”, do surpreendente Adelino Magalhães. “Quando Veio o Crepúsculo...”, de Théo-Filho. “Mlle. Cinema”, de Benjamim Costallat.

“A Estrela Sobe”, de Marques Rebelo. “A Imaginária”, de Adalgisa Nery. “Marcoré”, de Antonio Olavo Pereira. “Crônica da Casa Assassinada”, de Lucio Cardoso. “Asfalto Selvagem”, de Nelson Rodrigues. “Ai de Ti, Copacabana”, de Rubem Braga. “O Cego de Ipanema”, de Paulo Mendes Campos. “Hospício é Deus”, de Maura Lopes Cançado.

“A Milésima Segunda Noite da Avenida Paulista”, de Joel Silveira. “O Rosto”, de Mario Filho. “Pessach: A Travessia”, de Carlos Heitor Cony. “Trinta Anos de Mim Mesmo”, de Millôr Fernandes. “O Pavão Desiludido”, de José Carlos Oliveira. “Cabeça de Papel”, de Paulo Francis. “Os Garotos da Fuzarca”, de Ivan Lessa. “Serpente Encantadora”, de Telmo Martino.

Platão não queria poetas na sua República. Eu os quero na minha ilha, mas numa lista à parte. E, como você reparou, deixei para trás Machado, Lima Barreto, Graciliano, Guimarães Rosa, Clarice. Se eu precisar, é só pedi-los emprestado ao bananeiro da ilha.

Livros de autores brasileiros que Ruy Castro levaria para uma ilha deserta
Livros de autores brasileiros que Ruy Castro levaria para uma ilha deserta - Heloísa Seixas

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.