Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Patriotices de Oswald

Aos 29 anos, o futuro chefe do modernismo ainda se pautava por Rui Barbosa e Olavo Bilac

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Leitores desta coluna no domingo último (“Verbosismo passadista”, 30/5) atribuíram à “juventude” de Oswald de Andrade o dilúvio de adjetivos e patriotices numa ode a Rui Barbosa, escrita e lida por ele no Centro Acadêmico 11 de Agosto em 1919. Jovem? Oswald já tinha ali 29 anos. Rui, acredite ou não, era uma de suas ardentes admirações assim como Olavo Bilac, que morrera meses antes. Eis mais alguns trechos de seu discurso:

“A Faculdade de Direito de São Paulo é uma tradição que constrói tradições. Sob o ajardinamento impassível deste vale existe, pulsa, canta e corre o seu pequeno curso fecundo, esse riacho do Anhangabaú cujo batismo secular acompanha a cidade com a bênção longínqua dos seus primeiros moradores. E a semente que Rui Barbosa deixou em terra paulista ficará, invisível como o rio, sugestiva, entranhada, murmurante, prenhe de germens e de imortalidades.

“No pátio da tradição, nas salas frias das aulas ou no tumulto dos corredores, formando partidos, dividindo-se em grupos, criando chefes e programas —numa ideia e num estremecimento, os estudantes confraternizavam. Era na aclamação à Pátria, que Bilac ensinara do seu púlpito de apóstolo.

“Pátria! Entre arvoredos uma casa, um pedaço de chão e o céu alto de promessas! Esbatida essa visão por 8 milhões de quilômetros de país, conquistados, forçados por um punhado de brancos, que haviam em séculos de pertinácia transposto oceanos inéditos e partido depois na escalada rude das serras de mistério, em tardes de cor nova e madrugadas impossíveis —era a Pátria bem ganha e, portanto, a Pátria a ser completada, defendida e carregada nos nossos mais íntimos sacrários.” Etc.

No Rio, naquele mesmo 1919, João do Rio, Lima Barreto, Manuel Bandeira, Agrippino Grieco, Orestes Barbosa e outros já pensavam e escreviam de forma adulta, em brasileiro e... moderna. Não estavam esperando por 1922.

Oswald de Andrade, finalmente modernista, nos anos 1920
Oswald de Andrade, finalmente modernista, nos anos 1920 - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.