Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Uma playlist do rock

Música é, quase sempre, nostalgia ou gosto pessoal. Não discuta com a minha lista ---faça a sua

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O colega Ivan Finotti, correspondente da Folha em Madri, abrilhantou esse espaço em meu lugar no dia 24 último com a história dos dois velhinhos espanhóis que, desde 2005, postam-se todas as noites, das 19 às 22h, diante de um endereço da Gran Via onde havia uma loja de discos de rock, substituída naquele ano por um magazine de ceroulas e cuecas. É um protesto contra o que, para eles, foi "o fim de uma era". Ivan perguntou-lhes sobre suas preferências roqueiras. Responderam "Fat Bottomed Girls" (1978), do Queen, e "Stairway to Heaven" (1971), do Led Zeppelin.

Fiquei consternado. Como o fechamento de uma loja pode representar o fim de uma era? Era a única loja de rock em Madri? E será normal que as canções de que os dois mais gostam já sejam arcaicas de, respectivamente, 45 e 52 anos? Significa que desde então, para eles, não se fez nada melhor? Donde Ivan me recomenda vencer meu suposto desapreço pelo rock e escutar aquelas faixas.

Peço licença para discrepar. Assim como os dois coroas têm a sua nostalgia particular, também tenho a minha. E, quando faço minhas playlists do gênero, vou direto ao rock and roll dos anos 1950 —que escutei na época, pelo rádio ou em discos, ou de que aprendi a gostar depois. Posso citar?

"Shake, Rattle and Roll", com Big Joe Turner. "Whole Lotta Shakin’ Goin’ On", com Jerry Lee Lewis. "Johnny B. Goode" e "Roll Over Beethoven", com Chuck Berry. "Be-Bop-A-Lula", com Gene Vincent. "La Bamba", com Ritchie Valens. "Peggy Sue", com Buddy Holly. "Blue Suede Shoes", com Carl Perkins. "Bo Diddley", com Bo Diddley. "I Put a Spell on You", com Screamin’ Jay Hawkins. E, com Little Richard, várias: "Lucille", "Tutti-Frutti", "Long Tall Sally".

Mas, para mim, bom mesmo era o The Viscounts, o primeiro grupo instrumental do rock, com "Night Train", "The Touch" e "Harlem Nocturne". Dê uma chance a esses roqueiros, Ivan.

O cantor Screamin' Jay Hawkins - Ferran Paredes/Reuters

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.