Samuel Pessôa

Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV) e da Julius Baer Family Office (JBFO). É doutor em economia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Samuel Pessôa
Descrição de chapéu PIB inflação juros

Atividade em 2023 foi um pouco pior que o número

Com queda no investimento, economia não consegue engatar ciclo longo de crescimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A economia brasileira cresceu 2,9% em 2023. Todo o crescimento ocorreu no primeiro semestre. A política monetária contracionista compensou a política fiscal expansionista, e a economia desacelerou no segundo semestre. Ao longo do ano, o ritmo trimestral da economia foi de, respectivamente, 1,3%, 0,8%, 0% e 0%.

Os setores que não são muito influenciados pela política econômica —agropecuário e indústria extrativa mineral— contribuíram com um ponto percentual, aproximadamente. Dessa forma, o crescimento dos setores cíclicos (influenciados pela política econômica) foi, em 2023, ao redor de 2%, ou 0,5% por trimestre.

Máquina é usada na colheita de soja em fazenda em Goiás
Agropecuária impulsionou PIB brasileiro em 2023 - Sergio Lima - 18.fev.2024 / AFP

Para 2024 e 2025, se a economia rodar a 0,5% por trimestre, o crescimento será, respectivamente, de 1,5% e 2%. Ou seja, um crescimento de 1,5% em 2024 não é muito diferente dos 2,9% de 2023, se considerarmos que, em 2024, a agropecuária não crescerá. É nesse sentido que o crescimento em 2023 foi um pouco pior do que o expressado no número oficial de 2,9% e o de 2024 será um pouco melhor do que o número fechado que o IBGE divulgará em março de 2025.

A inflação caminha para encerrar o ano em 3,5%, com Selic provavelmente a 9%. Há dois fatores favoráveis no quadro inflacionário em 2024: alimentos, que devem rodar a 3% a 3,5%, e bens industriais, que, com a pressão deflacionária da China, devem rodar próximos de 1%. A dúvida para 2025 é se haverá uma reinflação liderada pelos serviços.

A preocupação deve-se ao crescimento forte dos salários. Os salários reais, deflacionados pela inflação do PIB (Produto Interno Bruto), têm crescido 3% ao ano. A produtividade do trabalho no Brasil cresce menos do que 3%. Se não houver moderação do crescimento dos salários reais, observaremos, em algum momento à frente, aceleração da inflação de serviços.

A nota ruim da atividade econômica em 2023 foi a queda do investimento a preços constantes, de 2,9%. A economia não consegue engatar um ciclo longo de crescimento. Temos uma situação fiscal insustentável. Segundo a IFI (Instituição Fiscal Independente), o superávit primário estrutural acumulado em quatro trimestres terminados no terceiro trimestre de 2023 foi de -1,1% do PIB. Não estão dadas as condições para a estabilização da dívida pública.

Como tenho afirmado neste espaço há 11 anos, o desequilíbrio fiscal significa que não conseguimos ainda negociar nosso contrato social de forma sustentável. Sem essa condição, não é possível calcular o retorno de um projeto de investimento. A falta de horizonte dificulta a retomada do investimento.

Após um pico de 22,8% do PIB em 2013, a taxa de investimento, a preços de 2023, caiu para 16,9% em 2017. Houve leve recuperação para 19,7% do PIB em 2021. As incertezas políticas e a falta de uma solução para o desequilíbrio fiscal trouxeram-na para 18,2% do PIB em 2023. Teremos que esperar o próximo mandato presidencial para uma solução mais permanente do desequilíbrio fiscal. Até lá será difícil observamos um grande ciclo de aumento do investimento.

Celso Furtado, quando terminou o manuscrito de seu clássico "Formação Econômica do Brasil", enviou-o por carta de Cambridge para o editor no Rio de Janeiro. Houve extravio. Anos depois, Furtado achou o manuscrito extraviado em um depósito do correio "como material suspeito".

Em sua autobiografia intelectual, escreveu: "Mais do que dos anos de observação e estudo, aprendi com esse episódio o que é o subdesenvolvimento, essa manifestação de idiotice alastrada no organismo social". Ocorreu-me essa passagem em razão da proibição de que nossos alunos do ensino médio leiam o romance "O Avesso da Pele", de Jeferson Tenório.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.