Sílvia Corrêa

É jornalista e médica veterinária, com mestrado e residência pela Universidade de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sílvia Corrêa

De Gregório 9° a Aguinaldo Silva

Gatos pretos são perseguidos desde a Santa Inquisição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Você pode até não gostar de gatos nem de novelas, mas provavelmente, ao longo das últimas semanas, ouviu falar de León, o gato preto que vira homem e rouba a cena no folhetim das nove da TV Globo.

O autor, Aguinaldo Silva, tem dito que a cor do felino foi escolhida de forma proposital, exatamente para combater a superstição segundo a qual o gato preto tem pacto com forças demoníacas e dá azar.

Essa é uma das muitas distorcidas ideias que ganharam força na Idade Média. Considerados divindades pelos povos da Antiguidade, os gatos (especialmente os pretos) passaram a ser associadas às trevas e à magia negra, o que, somado aos hábitos noturnos da espécie, fez muita gente acreditar que eles tinham relações com seres do mal.

Ilustração de Rodrigo Fortes para a coluna Bichos, de Sílvia Corrêa, para a revista sãopaulo
Rodrigo Fortes

Em 1232, o papa Gregório 9° levou o besteirol ao extremo, ao incluir os gatos (especialmente os pretos) na lista dos seres hereges, condenando muitos deles a queimar na fogueira da Santa Inquisição. Foi o auge da perseguição a esses animais, que durou séculos.

A loucura coletiva propagada pela Inquisição custou caro: a redução da população felina foi um dos fatores que ajudaram na proliferação dos roedores e, indiretamente, na disseminação da peste negra pela Europa.

Ainda assim, só em 1630, na França, o rei Luís 13 proibiu formalmente a perseguição aos gatos pretos, em uma tentativa de pôr fim a séculos de maus-tratos.

Ainda hoje, no entanto, muitas ONGs impedem a adoção de gatos pretos nos dias que antecedem as sextas-feiras 13 por medo que os bichanos acabem sacrificados em rituais.

Se León, o da novela, servir para reduzir episódios como esses, toda essa conversa já terá valido a pena.

Ilustração de Rodrigo Fortes para a coluna Bichos, de Sílvia Corrêa, para a revista sãopaulo
Rodrigo Fortes

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.