Sylvia Colombo

Historiadora e jornalista especializada em América Latina, foi correspondente da Folha em Londres e em Buenos Aires, onde vive.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sylvia Colombo
Descrição de chapéu Argentina mudança climática

Negacionismo de Javier Milei agrava mudança climática na Argentina

Nada mais equivocado que negar que altas temperaturas, chuvas intensas e a dengue são sintomas de uma crise

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É muito comum escutar de argentinos com mais de 60 anos que o país, nos dias de hoje, praticamente nem tem mais inverno. "Antigamente era que fazia frio", dizem. E que, em Buenos Aires, eles costumavam sair para ir à escola cedinho, e era muito comum estar geando, que as roupas tinham que ser muito mais pesadas, e que quase ninguém conseguia entrar no mar, mesmo no verão.

As imagens de Mar del Plata e de outras cidades litorâneas neste feriado mostram outro cenário. Congestionamento nas estradas, banhistas se jogando no mar, mesmo o verão já tendo terminado.

Os números refletem essa situação. A Argentina está sendo impactada pela mudança climática de modo muito evidente já há alguns anos. E as altas temperaturas fora de época são um dos exemplos disso.

Mulher caminha por ruas alagadas em Avellaneda, na região metropolitana de Buenos Aires - Mariana Nedelcu - 13.mar.24/Reuters

No ano passado, o país teve a maior quantidade de ondas de calor desde que o Serviço Meteorológico Nacional passou a contabilizá-las, em 1961. As perdas mais evidentes foram nas principais colheitas de exportação, principalmente de soja e trigo.

Neste anos, registraram-se temperaturas recorde em várias províncias, como Córdoba (46°C), Buenos Aires (44°C) e até mesmo na Patagônia, onde o principal rio alimentado pela neve dos Andes, o Colorado, diminuiu 60% em volume de água nos últimos 12 anos.

As altas temperaturas estão secando a cordilheira. Em vez de nevar como no passado, hoje se tornaram recorrentes as chuvas intensas. E isso acarreta muitos problemas.

"A questão não é apenas a ausência de neve, mas a abundância de chuvas, porque a neve que derrete no verão costumava alimentar os territórios agrícolas em várias províncias, porque seu fluxo é mais lento, sendo essencial para as plantações", diz Miguel di Ferdinando, professor no Instituto Nacional do Rio Colorado, localizado na província de Río Negro. "Quando a precipitação é repentina, há inundações e outras tragédias que causam o contrário, a destruição de colheitas. Não me estranha que comecemos a ter migrantes climáticos no país, mais cedo ou mais tarde."

Enquanto isso, na capital do país, tempestades e dilúvios causaram quedas de energia generalizada, deixando vários bairros sem luz.

A mais severa consequência da mudança climática na Argentina, porém, tem sido a dengue. As altas temperaturas causam a proliferação do mosquito transmissor e fazem com que essa doença que não era tão comum no passado, diferentemente de em outros países da região, como o Paraguai e o Brasil, agora esteja atingindo muito mais gente. Não só está havendo recordes de infectados e mortos; anuncia-se que a dengue "veio para ficar".

"A tendência que se vê é que haverá casos de dengue durante todo o ano", afirma o pesquisador Adrián Díaz, do Conicet (Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas). "Há tempos que deixou de ser uma doença de estação e de lugares específicos. O aquecimento global está tornando a Argentina mais vulnerável e fazendo com que a doença se mantenha durante todas as estações do ano."

Segundo o Ministério da Saúde argentino, já foram infectadas 150 mil pessoas, causando 106 mortes. Nas conversas entre amigos o assunto é tema constante: todo mundo conhece alguém que já teve dengue, e hospitais andam com os prontos-socorros lotados e repelentes faltam no mercado.

Justo quando a Argentina mais precisava de um governo dedicado a fazer frente a essas transformações, o presidente Javier Milei é um negacionista do aquecimento global, fechou o Ministério do Meio Ambiente e afirmou que o país não irá implementar um programa de vacinação contra a dengue por enquanto.

Nada mais equivocado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.