Sylvia Colombo

Historiadora e jornalista especializada em América Latina, foi correspondente da Folha em Londres e em Buenos Aires, onde vive.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sylvia Colombo
Descrição de chapéu América Latina

Ofensas entre presidentes inibem colaboração na América Latina

Violência verbal muitas vezes é tomada como algo pitoresco, mas acaba por fechar canais de contato e freia cooperação para resolver problemas sérios da região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A tão sonhada integração latino-americana não vive bons momentos. Nas últimas semanas, houve de tudo por aqui. Ofensas e crises diplomáticas de Norte a Sul. Simón Bolívar (1783-1830), o verdadeiro personagem histórico e não a caricatura inventada por Hugo Chávez (1954-2013), deve estar revirando-se no túmulo.

Chateado diante da preocupação com a democracia na Venezuela demonstrada pelos presidentes Gustavo Petro (Colômbia) e Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), além do ex-mandatário uruguaio José "Pepe" Mujica, o homem-forte do chavismo e líder da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, vociferou na rede social X: "metam suas opiniões onde elas caibam".

Os presidentes da Argentina, Javier Milei (esq.), e da Colômbia, Gustavo Petro
Os presidentes da Argentina, Javier Milei (esq.), e da Colômbia, Gustavo Petro - Agustin Marcarian/Reuters

Desesperado para afirmar-se no poder e ter chance de uma reeleição no Equador, Daniel Noboa armou seu círculo midiático ao promover a espantosa invasão da Embaixada do México para retirar dali o ex-vice Jorge Glas. Embora tenha sido criticado por quase todo o espectro político da região, Noboa está feliz, gozando de 70% de popularidade, com sua política de linha-dura.

Antes disso, o inflamado líder argentino, Javier Milei, já tinha cruzado insultos com Petro e com Andrés Manuel López Obrador (México).

Quem começou foi Petro, ao comentar a vitória do ultradireitista, em novembro: "Ganhou a extrema direita na Argentina" e "triste para a América Latina". Milei demorou, mas, recentemente, numa entrevista à CNN, afirmou que Petro era um "comunista assassino" que estaria "afundando a Colômbia". Milei fazia referência ao fato de o mandatário colombiano ter integrado a guerrilha M-19 no passado.

Petro terminou, esquentado, ordenando a expulsão dos diplomatas argentinos da embaixada do país em Bogotá. Por sorte, ambas as chancelarias atuaram rápido, e um comunicado reafirmando as boas relações entre os dois países foi emitido.

Nesse meio tempo, porém, AMLO (como é conhecido o líder mexicano) já tinha se envolvido na polêmica. Milei já havia afirmado que ele era um "ignorante", uma vez que o mexicano tinha dito que o argentino era um 'fascista conservador".

Já o Chile está em fricção com a Venezuela por conta das declarações do chanceler Yvan Gil, que afirmou que o Trem de Aragua não existia, que se tratava de uma "ficção midiática". A facção criminosa nascida na Venezuela atua no Chile, cometendo delitos como tráfico de migrantes, assassinatos, extorsão e narcotráfico.

Resultado: o presidente chileno, Gabriel Boric, chamou seu embaixador em Caracas para consultas.

Nada disso, é claro, ocorreu cara a cara; a maioria dos insultos trocados por esses líderes se deu por meio de redes sociais, essencialmente na rede X.

O mais lamentável é que essa batalha virtual pode impactar de modo concreto na vida dos latino-americanos. Vivemos numa época em que o crime organizado vem se internacionalizando. Facções como a mencionada Trem de Aragua, os cartéis colombianos, o de Sinaloa (México), o PCC (Brasil) estendem suas redes criminosas desconhecendo as fronteiras.

Uma das principais razões pelas quais há tantos migrantes saindo da América do Sul em direção aos EUA é a violência. São mães que não querem ter seus filhos recrutados à força, comerciantes vítimas de extorsão, territórios aonde o Estado não chega. Isso leva milhares às trilhas para o país do Norte.

Aparentemente, a violência verbal desses mandatários no mundo virtual parece algo pitoresco e é levada muitas vezes na piada. Mas, na prática, está fechando canais de contato e inibindo as colaborações em problemas sérios que a região enfrenta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.