Tabata Amaral

Cientista política, astrofísica e deputada federal por São Paulo. Formada em Harvard, criou o Mapa Educação e é cofundadora do Movimento Acredito.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tabata Amaral

Menstruação: era uma vez um tabu

A aprovação de um conjunto de projetos de distribuição de absorventes mostra que há um caminho para avançarmos em discussões interditadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Poucas pessoas sabem que temos uma determinação da ONU sobre uma necessidade básica que ainda passa longe do debate público no Brasil: o acesso a absorventes femininos. Escrevi essa frase um ano e meio atrás, quando apresentei um projeto de combate à pobreza menstrual. Naquela época, as redes sociais foram inundadas por comentários extremamente machistas e preconceituosos.

“Como será o nome da nova estatal? CHICOBRÁS? MenstruaBr?”, questionou ironicamente o então ministro da Educação. “Bolsa perereca” e “daqui a pouco vão querer distribuir vibrador também” são exemplos do que tive que ler. Se, naquele momento, tivessem me dito que meu projeto seria aprovado dali a pouco tempo, eu certamente não teria acreditado.

Felizmente, eu estava errada. Aprovamos, na semana passada, um conjunto de projetos criando o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos, entre os quais estavam dois de minha autoria: o PL 428/2020, que propõe a distribuição de absorventes em espaços públicos, e o PL 1999/2021, que traz segurança jurídica para que gestores educacionais possam utilizar recursos da educação para a compra de absorventes para as escolas.

Além disso, diversos estados e municípios vêm criando programas robustos de combate à pobreza menstrual, como são os casos de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Ceará, Recife e Campo Grande.
Essa virada de chave na luta contra a pobreza menstrual nos deixa duas lições importantes. Primeiro, representatividade importa. Uma das razões pelas quais lutamos por mais mulheres, negros, LGBTs, pessoas com deficiência e periféricos na política é porque, só assim, tantas dores que ainda são ignoradas serão ouvidas e endereçadas.

Segundo, quanto mais a gente fala sobre um tema difícil, de maneira honesta e aberta, menos interditada fica a conversa. No caso da pobreza menstrual, o fato de nossas meninas perderem até um mês e meio de aulas por ano por não terem acesso a absorventes deixou de ser uma estatística fria no momento em que essas meninas começaram a falar dos seus dilemas; seus pais, da vergonha que sentiam; e seus professores, das inúmeras vezes em que compraram absorventes para suas alunas com seus próprios recursos.

Nós ainda temos uma lista enorme de tabus a serem combatidos e derrubados, e, por mais difícil que seja, a nossa melhor alternativa é falar sobre eles, cada vez mais alto. Neste momento extremamente difícil que estamos vivendo, a aprovação desse conjunto de projetos renovou a minha esperança de que a nossa sociedade consegue, sim, aprender e evoluir. Às vezes, inclusive, mais cedo do que esperamos.

No Brasil, 28% das mulheres já deixaram de ir à aula por não conseguirem comprar absorvente - Maria Ribeiro - P&G

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.