Tatiana Prazeres

Executiva na área de relações internacionais e comércio exterior, trabalhou na China entre 2019 e 2021

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tatiana Prazeres
Descrição de chapéu China Ásia Rússia

Maneira de China lidar com Talibã dirá muito sobre que tipo de potência pretende ser

A partir de agora, ações e omissões de Pequim terão peso próprio na história do Afeganistão dos próximos 20 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para os EUA, o saldo da invasão no Afeganistão está basicamente contabilizado. Ao saírem de maneira desastrosa do país, os americanos selaram o fracasso da intervenção que durou duas décadas, custou mais de 150 mil vidas, consumiu US$ 1 trilhão e, ao final, coroou o Talibã no poder.

E qual o saldo para a China? Os apressados poderiam concluir que, se o resultado é péssimo para Washington, é ótimo para Pequim. Mas a avaliação é desconectada da realidade.

Xi Jinping é presidente da China, país vizinho ao Afeganistão. - Xinhua/Huang Jingwen

A vitória do Talibã no Afeganistão é sobretudo motivo de preocupação para os chineses, que, no entanto, estavam melhor preparados que os EUA para esse resultado.

Em julho, enquanto Joe Biden promovia as virtudes das tropas afegãs e falava em saída ordenada do país, o ministro das Relações Exteriores da China recebia uma delegação oficial do Talibã na cidade de Tianjin. Mas o fazia antes por cálculo político do que por preferência.

A China e o Afeganistão são vizinhos. Estão conectados pelo corredor de Wakhan, uma faixa estreita de terreno montanhoso que liga o Afeganistão justamente a Xinjiang. Objeto de atenção internacional devido ao tratamento dado aos habitantes uigures muçulmanos, a província já representava a Pequim uma preocupação de segurança nacional e integridade territorial. Agora, ainda mais.

No topo das prioridades chinesas está o interesse de que o Talibã assegure a estabilidade do Afeganistão e contenha as chamadas “três forças malignas”: terrorismo, extremismo e separatismo. O receio é que o país se torne uma base de apoio para ações, na China, de grupos terroristas e separatistas, especialmente o Movimento Islâmico do Turquestão Oriental.

China, Terra do Meio

Receba toda sexta-feira um resumo das principais notícias da China no seu email

É verdade que o vácuo gerado pelos americanos abre espaço para os chineses. Faz sentido para Pequim contar com o país na Nova Rota da Seda e promover maior integração econômica entre China, Afeganistão e Paquistão. Interessa usar instrumentos econômicos e diplomáticos para exercer maior influência no Afeganistão e na Ásia Central.

Mas as oportunidades reais de investimento dependem de um mínimo de segurança e estabilidade no país, o que não é garantido. A aversão de Pequim ao risco aumentou com atentados recentes a chineses envolvidos em projetos no Paquistão.

Os ganhos da China com a vitória do Talibã são incertos —à exceção de um. O único ganho garantido decorre do prejuízo da imagem dos EUA no mundo. Crescem as dúvidas sobre a credibilidade das promessas americanas na área de segurança.

Pequim quer que o recado chegue a Taiwan —às autoridades e aos cidadãos. Quer que percebam os riscos de contar com os EUA numa aventura separatista. Imagens e relatos de afegãos abandonados pelos americanos dão cores à especulação alimentada com gosto por aqui.

A maneira de a China lidar com o Talibã afegão, no entanto, dirá muito sobre que tipo de potência pretende ser —algo a que o mundo prestará atenção. Pequim calibrará seu relacionamento pela capacidade do grupo manter as promessas de ficar longe da dita tríade maligna.

E a relação também testará os limites da diplomacia chinesa, treinada a valorizar a não interferência em assuntos domésticos. Até que ponto Pequim poderá cruzar os braços diante de retrocessos brutais na situação de mulheres e meninas? Ou de uma crise humanitária na fronteira? Goste ou não, seu status recente de potência implica responsabilidades e expectativas maiores.

O fracasso americano também traz riscos para a China. A partir de agora, ações e omissões de Pequim terão peso próprio na história do Afeganistão dos próximos 20 anos. ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.