Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana

Crumble de frutas da estação recompensa noites mal dormidas

Receita tem cara de brunch, mas não dá trabalho nenhum

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sabe aqueles dias em que nossa vontade em começar o dia com um café da manhã especial é antagônica à disposição de preparar qualquer coisa que dê mais trabalho do que banana amassada com aveia?

Depois da chegada do nosso bebê, essa disposição ficou ainda menor. Somos acordados com tapinhas mais ou menos suaves no rosto, e um "ó-ó-óóóó-ó" que nos faz sonhar com o Pavarotti nos últimos cinco segundos de sono antes de darmos a noite por encerrada. São cinco ou seis da manhã e a única coisa capaz de tirar o corpo da horizontal é pensar na recompensa por mais uma noite mal dormida.

A receita de hoje é perfeita para os domingos de preguiça ou para as manhãs de puerpério. Frutas assadas com farofa —o crumble— e iogurte. A textura da fruta macia contrasta com o crocante do crumble, e o choque de temperatura entre o que acabou de sair do forno e o que saiu da geladeira enriquece ainda mais a experiência das nossas papilas gustativas.

A maçã e a banana estão entre as primeiras opções quando pensamos em levar uma fruta ao forno, mas temos outras possibilidades que fogem do lugar-comum e que nos permitem aproveitar o que temos na fruteira em cada estação do ano.

Pêssego, ameixa, pera e abacaxi também ficam deliciosos quando assados. A família das frutas vermelhas também se comporta bem no calor: morango, mirtilo, framboesa, amora e cereja ganham dulçor e perdem acidez no forno. Para não encarecer a receita com "frutas chiques", a dica é lembrar-se dela da próxima vez em que avistar um pé de amoras carregado. Deixe de lado a modéstia em pegar apenas aquilo que for consumir e encha o saco. Congele e terá sempre frutas vermelhas no congelador para quando chegar a hora de preparar o crumble.

Receita de Luisa Mafei de crumble de frutas vermelhas com iogurte
Receita de Luisa Mafei de crumble de frutas vermelhas com iogurte - Luisa Mafei

Teoricamente, um crumble é feito de muita manteiga, muito açúcar e muita farinha de trigo. Mas na prática podemos preparar essa farofa do jeito que quisermos, sempre combinando gordura com açúcar e alguma estrutura. Na nossa receita, a aveia em flocos substitui a farinha, o açúcar cede espaço para o melado e... a manteiga —bem, dela eu não abro mão!

Que bom que hoje em dia encontramos opções ótimas de manteiga vegetal nos mercados. E para quem quiser preparar a receita em modo vegano, mas sem ter de comprar uma manteiga vegetal só para isso, o óleo de coco é sempre uma boa opção!

Deu para perceber que essa receita tem cara de brunch, mas que não dá trabalho algum? Basta cortar as frutas em cubos e misturar três ingredientes para preparar o crumble. O forno que lute para terminar o serviço enquanto damos mais um cochilo.


CRUMBLE DE FRUTAS DA ESTAÇÃO COM IOGURTE

Rendimento: 1 pessoa.

Ingredientes

2 xícaras de frutas cortadas em cubos (ou inteiras/ao meio no caso das frutas vermelhas)

2 colheres de sopa de suco de laranja

100g de iogurte vegetal

Crumble

4 colheres de sopa de aveia em flocos

½ colher de sopa de manteiga vegetal

1 colher de sopa de melado

Pitada de canela em pó

Preparo

  1. Junte as frutas e o suco numa pequena assadeira ou xícara e misture.

  2. Num outro recipiente, adicione os ingredientes do crumble e misture com as pontas dos dedos. Cubra as frutas com o crumble e asse por 15 min a 180 graus ou até as frutas amolecerem. Sirva com o iogurte bem gelado por cima.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.