Thiago Amparo

Advogado, é professor de direito internacional e direitos humanos na FGV Direito SP. Doutor pela Central European University (Budapeste), escreve sobre direitos e discriminação.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Thiago Amparo
Descrição de chapéu Folhajus

Tarcisão da Ponte que Cai

A disputa entre o atraso versus todo o resto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O estado de SP decidirá se quer eleger cloroquina, ao invés de vacina; se quer eleger incompetência e indícios de corrupção em obras, ao invés de eficiência; se quer tratar segurança pública como bangue-bangue que desprotege policiais e a população, e não como política pública. No dia 30 de outubro, o estado de SP decidirá se prefere Roberto Jefferson e Valdemar Costa Neto —condenados por corrupção— a Marina Silva e Alckmin; e, ao cabo, se quer entregar de mão beijada o estado mais rico do país que se vê como vanguarda (mesmo quando não o é) à kakistocracia de Bolsonaro.

Tarcísio de Freitas quer acabar com a câmera na farda dos policiais, que tornou a polícia mais eficiente e menos letal (reduziu em 85% a letalidade nos batalhões onde implementada). Sabe quem quer que a polícia mantenha câmeras na farda? A própria polícia. Comandantes apoiam a câmera, porque diminuiu resistência a abordagens em 32,7% e serve de base para treinamento. Só há um tipo de pessoa que quer que a polícia não tenha câmeras: criminosos. Entre a polícia e os criminosos, Tarcísio se posiciona ao lado dos criminosos.

Ponte na BR-319 que desabou na cidade de Careiro da Várzea, Amazonas, em 28 de setembro deste ano - Michael Dantas - 29.set.22/AFP

Tarcísio quer acabar com a obrigatoriedade de vacinação, disse em sabatina em agosto. O estado que produziu e forneceu vacina para o país inteiro, a contragosto do governo federal —o mesmo estado onde 80% dos pais pretendem vacinar seus filhos— precisa decidir se quer eleger um candidato apoiado por Nise Yamaguchi, a doutora cloroquina, para deixar mais paulistas morreram de uma doença e outras para as quais já existem vacinas.

Tarcísio quer se mostrar técnico, enquanto o percentual de rodovias públicas regulares, ruins ou péssimas aumentou para 71,8% em sua gestão no Ministério de Infraestrutura. O Tarcisão do Asfalto, como é conhecido, é, na verdade, o Tarcisão da Ponte que Cai, como caíram duas pontes em menos de duas semanas sob responsabilidade federal. Em SP não é uma disputa entre bolsonaristas versus petistas, é o embate entre o atraso versus todo o resto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.