Thiago Amparo

Advogado, é professor de direito internacional e direitos humanos na FGV Direito SP. Doutor pela Central European University (Budapeste), escreve sobre direitos e discriminação.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Thiago Amparo
Descrição de chapéu Folhajus

Como tornar escolas mais seguras

Respostas são multifacetadas e exigem políticas de paz, não cassetetes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A professora Elisabeth Tenreiro, 71, era alegre. Defendia fervorosamente a vacinação e a ciência e trabalhou por muitos anos no Instituto Adolfo Lutz na área da saúde. Bem-humorada, postava nas redes sociais sobre química e biologia de forma espirituosa. Desafiando o etarismo, tornou-se professora na rede pública paulista aos 60 anos de idade. Gostava de samba e do Corinthians. Apesar da leveza deste prelúdio, leitor, o ofício de colunista impõe o fardo sufocante de escrever palavras duras.

Beth, como era conhecida por colegas e alunos, foi morta a facadas por um aluno de 13 anos na zona oeste de São Paulo na última segunda-feira (27). O adolescente tentara comprar uma arma de fogo online antes, sem sucesso. No Brasil, ataques violentos em escolas explodiram a partir de agosto de 2022, segundo dados da Unicamp e Unesp: foram nove ataques de extrema violência em oito meses; a média era um ataque a cada dois anos, mas passou a ser de um por mês.

0
A professora Elisabeth Tenreiro, morta em ataque em São Paulo nesta segunda (27) - Beth T. Moraes Barros no Facebook - Facebook

Rapidamente, o governador paulista propôs policiamento permanente dentro das escolas e congressistas reaqueceram a redução da maioridade penal. Por trás da boçalidade bruta, há oportunismo penal
—como se policiais em sala protegessem professores e resolvessem a saúde mental de alunos— e venda de soluções fáceis para temas complexos. Recair no niilismo de que nada possa ser feito, tampouco, ajudará. Tornar as escolas mais seguras requer respostas multifacetadas.

Entre elas estão o monitoramento por inteligência policial preventiva de discursos de ódio online; regulação adequada das plataformas para lidar com ameaças de violência; ensino e extensão nas escolas para uma cultura de paz e contra bullying, envolvendo pais, professores, alunos e comunidade; expandir e ampliar programas de saúde mental de crianças e adolescentes; apoio psicossocial à comunidade escolar, em especial àquelas com medo da violência. Tornar escolas mais seguras é possível e urgente, mas requer políticas de paz, não cassetete.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.