Tom Farias

Jornalista e escritor, é autor de "Carolina, uma Biografia" e do romance "Toda Fúria"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tom Farias

Ilê Aiyê faz 50 anos como um símbolo de resistência do Carnaval da Bahia

Mergulho nas tradições de matriz africana, bloco de Salvador é uma das maiores referências da cultura negra no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Senzala do Barro Preto ainda está em festa. O bloco afro Ilê Aiyê completa neste ano 50 aniversários. É o bloco de origem afro mais antigo da Bahia, com uma resistência histórica pelas ruas da maior capital africana do país, que é Salvador.

A data foi festejada com toda a pompa e circunstância, com a saída do bloco fundado por Antônio Carlos dos Santos, o Vovô, e Apolônio de Jesus, o Popó do Ilê Aiyê, morto aos 40 anos, em 1992 —sob a bênção de Hilda dos Santos, ialorixá do terreiro Ilê Axé Jitolu, guia espiritual da agremiação e mãe de Vovô.

A história do bloco Ilê Aiyê se confunde com as histórias religiosas e de festejos de matriz africana na Bahia. Há 50 anos, era inimaginável que o bloco duraria tanto tempo. No seu primeiro desfile, em 1975, a imprensa, como o jornal A Tarde, publicou uma reportagem acusando o bloco de racista.

Um dia após o desfile inaugural, que não contou com mais de 200 pessoas —e um Fusca, que desapareceu na avenida—, o jornal estampou a manchete "Bloco Racista, Nota Destoante". Pouco antes, a Polícia Federal da Bahia havia proibido o registro do nome do bloco Poder Negro, alegando ideias de conotações negativas e "alienígenas", além da acusação de "inconcebíveis intenções subversivas", propagada por toda a imprensa da época.

0
Saída do Ilê Aiyê da Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em Salvador - Joá Souza/Divulgação GovBA

Em todo o Brasil, desde os anos 1930, com a criação da Frente Negra Brasileira, em São Paulo, os negros são perseguidos e impedidos de se organizar em clubes e entidades esportivas e recreativas. Nos anos 1970, com a ditadura militar, se aprofundou essa perseguição, com prisões e mortes de lideranças, sobretudo no Rio de Janeiro, onde o movimento black power, ou soul music, inspirado no movimento afro-americano, se tornou ponto de referência e encontro dos negros cariocas e fluminenses.

O Ilê Aiyê surge durante esse contexto histórico e vai se deparar com o racismo mais perverso e violento, sofrido pelos negros após a abolição da escravatura. Na capital baiana, negros não podiam desfilar nos blocos carnavalescos dos brancos nem podiam frequentar seus clubes recreativos.

O jeito foi criar os seus próprios espaços de eventos e diversão. Daí surge a ideia gestada por Vovô e Popó. Ideia acertada que hoje comemora seu cinquentenário –apesar de todos os percalços e entraves, em nome da "ordem social".

Sempre marcado pela resistência, no enfrentamento do racismo, o bloco, formado por cantores, dançarinos e ritmistas, todos negros, desafiou o sistema ao desfilar com símbolos da negritude, usos de tranças, turbantes e roupas africanizadas –o que era associado à marginalidade. Tudo isso atiça ainda hoje a repressão e violência policial, que atemoriza foliões, agredidos com cassetetes e "voadoras" –como registrado por câmeras de segurança durante o Carnaval.

Para reafirmar ainda mais sua ancestralidade, com a identidade afro marcada desde o primeiro desfile, quando tradicionalmente desde da ladeira do Curuzu, em 1976 é criada a Deusa de Ébano, eleita na Noite da Beleza Negra, festa que foge do formato dos concursos de beleza tradicionais, onde se celebra a raça negra e a negritude. Hoje é um dos maiores eventos festivos do Ilê Aiyê, espécie de preparativo do Carnaval baiano.

Nunca vi tanta gente no Carnaval de Salvador nas ruas da cidade. Os principais circuitos –como Barra-Ondina, avenida Sete e Campo Grande (circuito Osmar)– estavam lotados, provocando bloqueios de ruas, sinalizações precárias e apagões de energia, como aconteceu no Barra-Ondina. Lamentável.

"Ilê Aiyê", em iorubá, língua africana muito falada pelos negros escravizados na Bahia durante o Brasil colonial, significa "casa de preto", e o bloco, eternizado como "o mais belo dos belos" do Carnaval –como diz a canção de Adailton Alves de Santana e Valter Farias, celebrada na voz de Daniela Mercury.

Tem se dito aqui que "50 anos não são 50 dias", e com razão. A trajetória do Ilê Aiyê, de muita luz durante esses 50 anos, está traçada e seu caminho está cada vez mais aberto pelo brilho e pela resiliência.

Inspirado no tema "Vovô e Popó, com as Bênçãos de Mãe Hilda Jitolu", o Carnaval negro de Salvador há de se manter como uma das maiores referências do Brasil em termos de folia e africanidade.

Que os cânticos aos orixás e a percussão dos tambores continuem subindo a famosa ladeira do Curuzu, e que não faltem nunca as suas bacias de milho, pipoca e pó de pemba para pedir boas energias para esses e muitos outros carnavais. Viva Oxalá e Obaluaê.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.