Daniela Mercury exalta Ilê Aiyê e diz que Lula está vendo o Festival de Verão

Margareth Menezes, ministra da Cultura, subiu ao palco para cantar e chorou em meio a aplausos e gritos da plateia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador (BA)

Daniela Mercury fez na noite deste domingo (28) um dos shows mais aguardados da 25ª edição do Festival de Verão Salvador. O evento acontece na capital baiana neste fim de semana.

Daniela Mercury faz show no Festival de Verão Salvador
Daniela Mercury faz show no Festival de Verão Salvador - Reprodução

Mercury recebeu o bloco afro Ilê Aiyê, que completa 50 anos de existência em 2024, e a cantora e atual ministra da Cultura Margareth Menezes. Três entidades do Carnaval baiano, eles cantaram juntos e separados, em encontros que remeteram à história da música dessa festa de rua em Salvador.

Mercury começou com "Macunaíma", faixa de 2022 que é uma ode ao modernismo brasileiro, carregada de mensagens políticas. Eleitora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, ela diz "vamos eleger a democracia" —a música saiu no ano da última eleição.

Em certa altura, aliás, Mercury afirmou que Lula e a primeira-dama, Janja, estavam assistindo ao show. O Festival de Verão está sendo transmitido ao vivo na TV a cabo e no streaming, com compactos exibidos posteriormente na TV Globo.

Mercury puxou "O Canto da Cidade", canção que dá nome ao seu segundo álbum, de 1992, e que alavancou sua carreira nacionalmente. A resposta foi o canto em uníssono da plateia do festival, que pulou e abriu as rodas em "Maimbê Dandá".

A entrada do Ilê Aiyê, com os tambores e dançarinas, foi a um som que misturou um drum and bass, tipo de batida eletrônica, pagodão e samba. Mercury surgiu cantando com os integrantes do bloco após uma virada com "O Mais Belo dos Belos", na boca do público baiano.

A performance trouxe um espetáculo visual, com as Deusas do Ébano do Ilê tomando a passarela, enquanto, atrás, Mercury e seus bailarinos também fizeram passos próprios. Em seguida, ela puxou "Exalou", outra música do bloco, cantada ao lado da cantora Graça Onasilê, quem Mercury disse que a ensinou a cantar o samba do Ilê.

Um dos motes do Festival de Verão, desde que ele se repaginou a partir do ano passado, é promover encontros no palco. Nem sempre há química, boa vontade dos artistas ou repertórios que se compatibilizem nos shows em conjunto.

Não foi o caso do show de Mercury. Desde o fim dos anos 1980, ela mantém um diálogo artístico com o Ilê Aiyê, o mais antigo bloco afro do Brasil. No palco do Festival de Verão, o entrosamento foi total, e a cantora puxou canções do bloco do jeito que elas são entoadas por ele —sem instrumentos de melodia, só com voz e percussão.

Algumas dessas músicas do bloco, aliás, assim como a batida do samba afro com influências de ijexá do Ilê Aiyê, já foram gravadas por Mercury em seus discos mais famosos. Foi um show que destacou a conexão de Mercury com a música negra da Bahia —seja através do samba afro peculiar do Ilê, seja com o samba-reggae do Olodum, que ganhou projeção na voz de Margareth Menezes.

A ministra da Cultura subiu ao palco para cantar, sem Mercury, uma sequência com "Negrume da Noite" e "Fonte de Desejo", essas do Ilê, e "Raça Negra", dela. Emendou depois o hino carnavalesco "Faraó, Divindade do Egito", acompanhada por um coro de dezenas de milhares de vozes.

Depois da performance, a plateia gritou "ministra" efusivamente enquanto aplaudia Menezes. Ela chorou no palco, abraçada por Mercury.

O momento de maior confluência de estéticas do show veio numa mistura de "Jorge da Capadócia", de Jorge Ben Jor, com "Hey Joe", de Jimi Hendrix, "Que Bloco é Esse?" e "Caminho", ambas do Ilê, e "Ginga", de Ramiro Musotto. Este último, morto em 2009, foi um percussionista argentino que viveu em Salvador, estudou e registrou os desenhos das batidas da música baiana e ajudou Mercury a sintetizá-los em estúdio.

Os percussionistas, vocalistas e dançarinos do Ilê foram até a ponta fo palco, perto do público, e receberam homenagens de Mercury pelos 50 anos. Voltaram ovacionados ao palco, subindo a passarela como um desfile de Carnaval —como os que o bloco fará nos próximos dias.

Ainda houve tempo para Mercury e Menezes cantarem "Dandaluna" e "Oyá Por Nós". A voz de "O Canto da Cidade" ainda botou o público para pular e abrir rodas com uma sequência final, com "Rapunzel", "Aglomera" e "Trio Metal", fechando um dos shows mais instigantes desta edição do Festival de Verão Salvador.

O repórter viajou a convite do Festival de Verão Salvador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.