Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Champions League

Junção de PSG com City seria a união da prosa com a poesia

Jogo desta quarta (24) terá o belo e eficiente jogo coletivo de um contra a exuberância individual do outro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No sábado (27), teremos a final da Libertadores. O Flamengo tem mais qualidade individual, mas, em um jogo único, de decisão, não há favorito. Qualquer que seja o resultado, os dois times e os dois treinadores merecem mais elogios que críticas, pelos bons trabalhos durante o ano.

Pelas características do técnico Abel Ferreira, há mais possibilidades de o Palmeiras tentar surpreender e jogar de acordo com o momento e o adversário. A única dúvida de Renato é se escala Michael, xodó do treinador, ou Arrascaeta, que volta de uma longa ausência, por contusão. Se jogar Arrascaeta, Bruno Henrique vai atuar da esquerda para o meio, o que é melhor para ele. Michael, pela esquerda, volta mais que Bruno Henrique para marcar.

Qualquer que seja o resultado, os comentários já estão prontos. Se o Flamengo for campeão, será exaltada mais a qualidade individual da equipe, além dos elogios a Renato. Se o Palmeiras ganhar o título, dirão que Abel Ferreira é um grande estrategista. Os dois correm grandes riscos de serem demitidos em caso de derrota.

Dudu e Rodinei em duelo entre Palmeiras e Flamengo, pelo Brasileiro
Dudu e Rodinei em duelo entre Palmeiras e Flamengo, pelo Brasileiro - Carla Carniel - 12.set.2021/Reuters

No Brasileiro, o Atlético é quase campeão, independentemente do resultado desta terça (23), contra os reservas do Palmeiras. O Galo é um time forte em todos os setores e que pode melhorar quando houver mais entrosamento entre Hulk e Diego Costa.

As duplas de ataque, característica dos times do passado, deveriam ser mais utilizadas, principalmente nos times que jogam com uma linha de quatro defensores, dois volantes e um jogador de cada lado, que atacam e defendem. Bruno Henrique e Gabigol formam uma ótima dupla. Cristiano Ronaldo, no Manchester United, sente a falta de um companheiro, outro atacante, pelo centro, como tinha no Real Madrid, ao lado do excepcional Benzema. A França terá, no próximo mundial, a melhor dupla de atacantes do mundo, com Benzema e Mbappé. Os dois se completam.

Tite tem a opção de escalar Vinicius Junior pela esquerda e Paquetá mais adiantado, pelo centro, como brilha no Lyon, formando dupla com Neymar na frente. Paquetá é ótimo na troca curta de passes, em pequenos espaços, perto da área.

O Corinthians, com a chegada dos reforços, chegou ao quarto lugar no Brasileiro. Ficará mais forte com a entrada de Willian, pela direita. Mesmo com os reforços, a equipe precisa pressionar mais o adversário que está com a bola, pois isso gera mais intensidade e vibração, além de se libertar, quando jogar fora de casa, da carência afetiva, pela ausência da torcida.

O outro Athletico, o do Paraná, um dos grandes do futebol brasileiro, é bicampeão da Copa Sul-Americana. Disputará também a final da Copa do Brasil, que ganhou em 2019. Outras equipes têm evoluído, como o Fortaleza e o Bragantino, quinto e sexto colocados no Brasileiro.

Parabéns ao Botafogo, campeão da Série B, dirigido por Enderson Moreira, que ganhou também a competição por Goiás e América. Enderson foi, no ano passado, demitido do Cruzeiro, após pouco tempo de trabalho.

Neymar protege a bola de Bernardo Silva, do Manchester City
Neymar protege a bola de Bernardo Silva, do Manchester City - Gonzalo Fuentes - 28.set.2021/Reuters

Nesta quarta (24), a grande partida será pela Liga dos Campeões da Europa, entre Manchester City e PSG. No primeiro jogo, em Paris, o time inglês dominou a partida, teve mais chances de gol, mas perdeu. Será mais um confronto entre o belo e eficiente jogo coletivo do City contra a exuberância individual do PSG, com três dos melhores jogadores do mundo (Messi, Mbappé e Neymar), além de Marquinhos na zaga.

Se as duas equipes se juntassem em uma só, seria a ideal, a quase perfeita, a união da prosa com a poesia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.