Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

O futebol tem várias lógicas que se cruzam

É possível fugir do usual e buscar as causas a partir dos efeitos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após o empate fora de casa, aumentaram as chances de o Flamengo ser campeão da Copa do Brasil, mas nada está decidido. Faltou, em casa, mais coragem e inventividade ao Corinthians. Na metade do segundo tempo, com as substituições de Renato Augusto e de Róger Guedes, o time ficou mais forte fisicamente, equilibrou a partida, porém diminuíram a qualidade individual e as chances de vencer. Não há contradição.

O jogo de futebol é muito mais que um conjunto de regras, de estratégias e de estatísticas. É uma combinação de possibilidades, de tentativas para preencher o vazio da incerteza e da indeterminação.

A estratégia usada pelo Corinthians em Itaquera, de muita marcação e de poucos riscos, é a ideal para enfrentar o Flamengo no Maracanã. O Corinthians pode fazer 1 a 0 ou ser campeão nos pênaltis.

O futebol tem várias lógicas que se cruzam. Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, escreveu em sua coluna de quarta-feira na Folha que, na teoria das probabilidades, o usual é buscar informações sobre os efeitos a partir das causas. Ele, com explicações científicas, falou que também ocorre a probabilidade inversa, a de buscar as causas a partir dos efeitos.

Gols e emoções não faltaram no meio de semana, pela Liga dos Campeões. Barcelona e Inter de Milão empataram por 3 a 3, com um gol de cada lado nos últimos minutos. Apesar de algumas ótimas atuações em jogos anteriores, pelo Campeonato Espanhol, da contratação de excelentes jogadores, como Raphinha e Lewandowski, e do crescimento técnico de vários jovens, como Pedri, destaque da equipe e da seleção espanhola, o Barcelona está muito próximo de ser eliminado na fase de grupos da competição.

O Liverpool fez 7 a 1, fora de casa, contra o Rangers, da Escócia. Firmino fez dois gols, e Salah, três. Pena que Salah e Haaland não estarão na Copa. Os gols e as boas atuações de Firmino esquentam a disputa por mais uma vaga de atacante pelo centro na seleção para o Mundial. Gabriel Jesus e Richarlison estão praticamente certos.

O PSG, sem Messi, jogou mal e empatou, em casa, com o Benfica. Voltaram as notícias de que Mbappé, mais uma vez, quer sair, mesmo com os pedidos pessoais do presidente da França, que quer que ele fique.

Um detalhe é certo. Mbappé está insatisfeito por atuar na posição de centroavante, de costas para o gol, pois sempre brilhou no time francês e na seleção jogando da esquerda para o meio, onde aproveita a velocidade e o drible em direção ao gol.

Essa é a posição que Neymar ocupa atualmente na equipe. Foi nessa posição que Neymar teve o melhor período no Barcelona. Hoje é ainda mais confortável para ele, pois não precisa voltar para marcar pela esquerda, como fazia no time catalão, já que o PSG joga com três zagueiros e dois alas, que atacam e defendem pelas laterais.

Hoje é dia de clássico no Brasileirão, entre Palmeiras e São Paulo. Ainda não vi o garoto Endrick, de 16 anos, jogar, a não ser em alguns lances. Quando vi as primeiras partidas de alguns jovens, futuros fenômenos, como Pelé, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Neymar e outros, fiquei arrepiado.

Na idade de Endrick, eu já era titular e um dos destaques do Cruzeiro, que era um time muito mais modesto que o Palmeiras. Se fosse hoje, no Palmeiras, eu estaria no banco, aprendendo e sonhando em me tornar um grande jogador ou um médico. Realizei os dois desejos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.