Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

A Copa é muito importante para todos, mais ainda para Messi

Assim como Pelé na Copa de 1970, argentino quer se despedir da seleção com o título mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando quero me sentir importante, digo que joguei ao lado de Pelé. Quando quero ficar ainda mais metido, conto que, durante a partida contra a Inglaterra, na Copa de 1970, eu disse a ele: "Mude de lugar, pois você está muito marcado". Ele me olhou como se eu fosse o rei e ele, o súdito, e trocou de lado. Força, Pelé! Salve o Rei.

O Brasil deu show no primeiro tempo, facilitado pelos dois gols no início, que desestruturam o sistema defensivo da Coreia do Sul, o que gerou enormes espaços na defesa, como gostam os jogadores rápidos e dribladores. Raphinha e Vinicius Junior bailaram, sem precisar da ajuda dos laterais (Militão e Danilo). O conceito de que time com pontas velozes e hábeis não precisa da ajuda de laterais é relativo. Contra a Croácia, isso pode ser necessário. A volta de Alex Sandro será importante.

Neymar tocou mais a bola e driblou menos. Foi por mudança técnica, o que é bom, ou foi por insegurança, por causa da contusão?

França e Inglaterra devem fazer um jogo equilibrado. São duas fortes seleções, no coletivo e no individual. De um lado, Mbappé, que une força física, velocidade e uma excepcional técnica. Do outro, Kane, que junta lucidez, inteligência coletiva e a apurada técnica de um grande centroavante. As duas seleções possuem o mesmo desenho tático, com quatro defensores, três no meio e três no ataque, além de terem pontas rápidos e dribladores, como os do Brasil.

Griezmann, que sempre foi um meia ofensivo, tem jogado como um meio-campista, de uma intermediária à outra. Quando o time perde a bola, a França forma uma linha de quatro no meio-campo, com o ponta direita Dembélé, que volta para marcar, o volante Tchouaméni, Griezmann e o outro volante, Rabiot, que se desloca para a esquerda, para proteger o lateral, já que Mbappé retorna só até o meio-campo. Às vezes, a França deixa todo o caminho para o lateral adversário como uma isca, para contra-atacar com Mbappé.

Argentina e Holanda devem fazer também um jogo equilibrado. A diferença é Messi. A Copa do Mundo é muito importante para todos os jogadores, mais ainda para Messi, que, como Pelé na Copa de 1970, quer se despedir da seleção com uma grande atuação e com o título mundial.

Messi com os braços para o alto
Lionel Messi vibra com a classificação da Argentina para as quartas de final - Odd Andersen - 3.nov.22/AFP

A retranca de Marrocos, com nove jogadores perto da área, bem distribuídos, anulou o ataque da Espanha, sem um excelente atacante e com excesso de passes curtos e laterais. Cada equipe só teve uma chance clara de gol nos 120 minutos. Nos pênaltis, Marrocos eliminou a Espanha.

Portugal, que fez 6 a 1 na Suíça, que tinha uma boa defesa, vai enfrentar Marrocos, a surpresa entre as seleções que estão nas quartas de final. Portugal fez uma exibição de gala. O time, que possui excelentes jogadores, como Bernardo Silva, Bruno Fernandes e tantos outros, confirma que é um forte candidato ao título.

A equipe mostra que não é necessário ter sempre pontas hábeis e velozes, como Brasil, França e Inglaterra, pois joga com quatro meias de muita habilidade (Bernardo Silva, Bruno Fernandes, João Félix e Otávio), com um volante atrás e com um centroavante à frente dos quatro, Gonçalo Ramos, que barrou Cristiano Ronaldo. As verdades são relativas. Mesmo assim, não será fácil furar a retranca de Marrocos.

O futebol, na Copa, mistura passado e presente e flerta com o futuro. O passado é importante, mas só faz sonhar quando movimenta e agita o presente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.