Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Futebol brasileiro precisa de assistência psicológica constante

Há décadas se fala sobre uma liga forte, mas nada acontece

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil perdeu para a Argentina por 1 x 0 e está fora da Olimpíada de Paris. Argentina e Paraguai se classificaram. O time brasileiro jogou muito mal todas as partidas. Deixou enormes espaços entre os setores, trocou pouquíssimos passes e não pressionava para recuperar a bola, deficiências comuns nos times brasileiros.

Essa derrota é mais um capítulo na sequência de vários fracassos após a Copa de 2002. O Brasil não conseguiu chegar à final nos últimos cinco Mundiais, perdeu as três últimas partidas para a Argentina e está muito mal nas Eliminatórias após as derrotas para Uruguai, Colômbia e Argentina.

Além das dificuldades individuais e coletivas, o Brasil passa por problemas administrativos, com as trapalhadas do presidente da CBF na escolha do treinador da seleção.

Endrick e Di Cesare na partida Argentina 1 x 0 Brasil, em Caracas (Venezuela) - Marcos Salgado/Xinhua

Vemos uma tendência na América do Sul e em todo o mundo de diminuição da diferença técnica entre as seleções. Um dos motivos é que melhorou a formação de bons jogadores em todos os continentes. Entre clubes é diferente, por causa dos enormes investimentos dos principais clubes brasileiros em relação aos rivais da América e dos europeus sobre os outros países, incluindo o Brasil.

Escrevi, um milhão de vezes e alguns não compreendem, que o Brasil continua formando um número enorme de excelentes jogadores, que estão espalhados pelo país e pelo mundo, mas faltam jogadores especiais em várias posições; nas laterais, no meio campo e na função de centroavante. Vinicius Junior é o único jogador brasileiro presente na lista de melhores do mundo. Ele está cada dia melhor, porém é mais brilhante no Real Madrid do que na seleção por ter mais craques ao seu lado e por ser mais bem orientado.

O experiente Ancelotti não para de se reinventar. Quando saiu Benzema, o treinador formou uma dupla de atacantes com Vini e Rodrygo pelo meio, fora de suas posições, além do excepcional meio-campista Bellingham que chegava de trás. Rodrygo e Vini não participavam da marcação. Deu certo e ficou ainda melhor com as mudanças feitas na goleada sobre o Girona no último fim de semana.

Jude Bellingham na partida Real Madrid 4 x 0 Girona - Gustavo Valiente/Xinhua

O Real não tinha na prancheta um único atacante. Vini e Rodrygo voltavam pelo lado para marcar e Bellinghan ficava livre à frente do meio campo, sem ser um centroavante. Quando o Real recuperava a bola, em uma fração de segundos o trio estava perto da área realizando belíssimas jogadas e gols.

Rodrygo (esq.) e Vini Jr. comemoram gol contra o Girona - Isabel Infantes/Reuters

Neste período pós-2002, de muitas derrotas da seleção, um dos problemas do futebol brasileiro pode ser uma perda da confiança, um sentimento negativo que se espalhou pelo inconsciente coletivo dos atletas, por não suportarem a pressão, a responsabilidade de manter o enorme prestígio do nosso futebol adquirido ao longo do tempo, ainda mais no momento em que não somos mais o melhor. Estamos entre os melhores.

Independentemente da minha análise, é necessário que o futebol brasileiro, em todas as categorias, nas masculinas e femininas, tenha uma assistência psicológica constante.

O futebol brasileiro, a CBF, os clubes, os governos, os políticos precisam trocar as ações isoladas, mesmo quando são positivas, por condutas transformadoras, abrangentes, estruturais, definitivas, para valer.

Há décadas ouço que os campeonatos estaduais são longos, que é fundamental fazer uma liga forte para comandar o Brasileirão, como em outros países, que o Brasil possui gravíssimos problemas sociais e quase metade da população não tem saneamento básico.

Mesmo assim, nada acontece, apenas conversa fiada. Ainda bem que existe o Carnaval.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.