Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Geada e seca no Brasil podem desequilibrar mercado externo de café

Preocupação da OIC (Organização Internacional do Café) é que a oferta fique abaixo da demanda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As intensas geadas que atingiram parte das principias regiões produtoras de café do Brasil vão provocar um desequilíbrio no mercado internacional. A oferta mundial de produto vai ficar muito restrita e inferior à demanda.

A preocupação é da OIC (Organização Internacional do Café). Na safra 2019/20, a produção mundial tinha superado em 3,2% a demanda. Na seguinte, em 1,4%. Na próxima, porém, a oferta deverá cair para um patamar inferior ao do consumo.

Como maior produtor mundial, a participação do Brasil tem sido fundamental para abastecer o mercado internacional, que vem crescendo 1,7% anualmente desde 2010, segundo relatório da OIC.

Há dois anos o país vem exportando acima de 40 milhões de sacas, um volume que poderá não ser atingido até que haja uma recuperação dos cafezais brasileiros afetados pelas geadas.

Em 2019, as exportações totais de café brasileiro somaram 40,7 milhões de sacas, segundo o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil). No ano passado, foram 44,7 milhões.

As vendas externas deste ano mantiveram tendência de alta no acumulado até julho. Foram exportados 23,7 milhões de sacas, 2,2% a mais do que em igual período anterior. Em julho, no entanto, primeiro mês da safra 2021/22, as vendas caíram 12,8%.

As geadas vão afetar a safra 2021/22, um período que seria de produção em alta. A de 2020 atingiu 63 milhões de sacas, e a deste ano, 48 milhões, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Os dados da safra de 2021 são de maio, e deverão ser revisados. A produção de café tem uma bienalidade: um ano a safra é boa, mas na seguinte o volume é menor.

A preocupação com a oferta de café, devido a dificuldades futuras de fornecimento em várias regiões produtoras, fez os preços dispararem. O valor do arábica é o maior desde 2014, e o preço de julho supera em 44% o de outubro de 2020, início da safra mundial, segundo a OIC.

Crise climática no Brasil, distúrbios sociais na Colômbia, segundo maior produtor mundial de arábica, e dificuldades logísticas para o transporte do café provocaram tendência de alta nos preços nos dez primeiros meses da safra mundial.

Os preços são amparados, ainda, por boas perspectivas de aumento da demanda, principalmente após a redução de medidas de proteção impostas pela pandemia, segundo avaliação dos técnicos da OIC.

As exportações mundiais de julho de 2020 a junho de 2021 somaram 129,7 milhões de sacas, com alta de 0,6%. Já a produção atingiu 169,6 milhões de sacas, com crescimento de apenas 0,3%. O consumo mundial subiu para 167,6 milhões de sacas, com alta de 1,9%, mas ainda está 0,8% abaixo do que era antes da pandemia.

Como resposta a esse cenário interno e externo, o preço da saca de café arábica esteve em R$ 1.018 nesta quarta-feira (11) no Brasil, com alta de 82% em 12 meses. Os dados são do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.