Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu ameaça autoritária

Produtores agrícolas são contra greve de caminhoneiros

Representante do setor diz que paralisação traz dificuldades não apenas o agro, mas também para o bolso do consumidor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O agronegócio ainda tem as más lembranças do que foi a greve dos caminhoneiros de 2018. Insumos, como ração, não chegando às granjas e a interrupção da saída de animais e de cargas das fazendas.

O resultado foram prejuízos de R$ 3,2 bilhões apenas no setores de aves e de suínos, e a morte de 70 milhões de aves por falta de alimentação. Houve uma paralisação no abastecimento interno e nas exportações.

O agronegócio está sendo cobrado por tudo que acontece, mas o setor é muito grande e diversificado, diz Glauber Silveira, representante da Abramilho, da Câmara Setorial da Soja e da Arefloresta, todas entidades ligadas à produção.

Os efeitos de uma paralisação seriam dramáticos para o agronegócio neste momento, na avaliação dele, também presidente do Sindicato Rural de Campos de Júlio (MT) e ex-presidente da Aprosoja de Mato Grosso.

Para Silveira, parte dos produtores ainda está fazendo a colheita de milho safrinha, enquanto outros já se preparam para o plantio da safra de verão.

É um momento de muita atividade no setor, com trânsito intenso de insumos e da necessidade de diesel. “Essa paralisação joga o país ainda mais para baixo. Não paramos [o agronegócio] nem na pandemia, e mantivemos boa parte da economia em movimento por causa disso”, diz ele.

O setor rodoviário é muito importante para o agronegócio, e os caminhoneiros têm direito de se manifestarem sobre suas causas. Não podem, no entanto, interromper o direito de ir e vir das pessoas, afirma o representante das associações.

Um eventual acirramento dessa paralisação vai dificultar o abastecimento de milho e de soja no mercado, elevando ainda mais os custos das indústrias. Os preços, que já estão altos, pressionando a inflação, ficariam ainda mais elevados, prejudicando os consumidores.

O setor de proteínas, um dos mais afetados na greve anterior, começa a sofrer algumas interferências da paralisação.

Carlos Zanchetta, da Zanchetta Alimentos, empresa localizada em Boituva (SP), relata dificuldades na chegada de insumos vindos do Centro-Oeste. A situação, contudo, começa a ser normalizada, disse à Folha nesta quinta-feira (9).

Para Ricardo Santin, presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), o setor encontra apenas dificuldades pontuais. Ele cita o exemplo do Paraná, onde estava em reunião com produtores de Maringá (PR) nesta tarde de quinta.

Líder na produção nacional, o estado teve apenas um ponto de dificuldade na circulação de mercadorias. Já no porto de Itajaí, em Santa Catarina, a paralisação foi mais acentuada, segundo ele.

Santin destaca que, desta vez, ao contrário da anterior, os motoristas permitem a passagem de produtos perecíveis pelas barreiras.

Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, afirma que os pontos mais sensíveis seriam os portos de Santos, Paranaguá e Rio Grande, por onde entram e saem os maiores volumes de mercadorias.

Setembro é um período de grande movimento no agro, não só pela saída de produtos exportados, mas também pelo volume importado.

Ao contrário do que ocorreu no ano passado, o período de plantio segue normal neste ano, e um atraso da chegada dos insumos nas lavouras colocaria o melhor período de semeadura em risco. “Seria dramático, uma vez que o país vai plantar uma área recorde nesta safra”, diz Brandalizze.

A entrada de trigo no país atingiu 49 mil toneladas por dia útil neste início de mês, e a de milho, 22 mil. Já a importação de adubo foi de 283 mil toneladas por dia, e a de agroquímicos, 2.224, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

Para o presidente de uma entidade do agronegócio, que não quis se identificar, essa paralisação é uma briga de lideranças de caminhoneiros e, se continuar, poderá deixar consequências graves não só para o agronegócio, mas também para toda a sociedade.

Consultada, a diretoria da Aprosoja Brasil informou que não tem opinião formada sobre a greve dos caminhoneiros. Já a Aprosoja de Mato Grosso não quis se posicionar sobre o assunto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.