Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Para consultoria, exportação de soja supera 100 mi de toneladas

Volume até setembro e projeções para os próximos meses permitem o recorde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pela primeira vez, as exportações brasileiras de soja deverão ultrapassar os 100 milhões de toneladas. Há duas décadas, o país colocava apenas 20 milhões da oleaginosa no mercado externo. A estimativa é de Vlamir Brandalizze, da consultoria Brandalizze, de Curitiba.

Nos cálculos dele, as exportações até setembro já somam 87,3 milhões de toneladas, e as indicações para outubro são de um volume próximo de 6,5 milhões.

Nos dois últimos meses do ano, o país superaria o acumulado de 100 milhões, uma vez que ainda há 35 milhões de toneladas não comercializadas.

Plantação de soja em Luziânia (GO)
Plantação de soja em Luziânia (GO) - Adriano Machado - 9.fev.2023/Reuters

O desenrolar da safra nos Estados Unidos auxilia o Brasil. Os americanos estão colhendo mais rapidamente neste ano porque as plantas morreram mais cedo, devido ao clima quente.

O clima afetou as lavouras, e a produção esperada de 112,8 milhões de toneladas, projetada pelo Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), não deverá ocorrer, segundo ele. Os novos números indicam de 110 milhões a 111 milhões.

Com o avanço das exportações brasileiras, as receitas neste ano serão recordes, mas poderiam ser bem maiores. No mês passado, as exportações brasileiras de soja ocorreram a um valor 18% inferior ao de há um ano.

No acumulado dos noves meses, a queda média dos preços foi de 11%, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

O Brasil obtém também uma fatia maior do mercado externo com o milho. As exportações deverão atingir 55 milhões de toneladas, segundo o analista, o que garante o país em primeiro lugar no ranking mundial.

O Brasil já havia assumido a liderança mundial por um ano, há uma década, quando uma intensa seca devastou a produção nos Estados Unidos.

Segundo Brandalizze, as exportações acumuladas até setembro do cereal somam 34,1 milhões de toneladas. As estimativas para este mês são de 9 milhões, restando pouco mais de 10 milhões nos dois últimos meses para o país completar os 55 milhões.

Milho tem, afirma ele. Há pelo menos 45 milhões de toneladas nas mãos de produtores. Como no caso da soja, as receitas com o milho poderiam ser maiores.

Os preços médios obtidos pelo Brasil nas exportações de setembro foram 19% inferiores aos de igual mês de 2022. No acumulado deste ano, a queda é de 9%.

Líder mundial em soja e em milho neste ano, o Brasil ficou perto de assumir também a liderança no farelo de soja.

O Usda chegou a prever a liderança brasileira, mas os novos números mantêm a Argentina à frente. O país vizinho exportará 21,5 milhões de toneladas, 400 mil a mais do que o Brasil.

Ao contrário da soja e do milho, os preços desse produto estão com alta de 2% no acumulado do ano.

Efeito clima Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, afirmou que a ação coletiva é imprescindível para que os países das Américas possam enfrentar o impacto da mudança climática. O ministro participa da conferência de ministros da Agricultura das Américas, em São José, na Costa Rica,

Efeito clima 2 Esse impacto, que se manifesta em eventos cada vez mais frequentes e extremos, afeta as pessoas mais vulneráveis e repercute na produção agropecuária e na de alimentos, afirmou o ministro no evento promovido pelo IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura). A conferência reuniu 32 países de 3 a 5 deste mês.

Renda no agro Oito em cada dez cargos do setor do agronegócio apresentaram aumento acima da inflação, aponta pesquisa da Michael Page, consultoria especializada em recrutamento de média e alta gerência.

Renda no agro 2 O levantamento revela ganho real salarial em 78% dos cargos avaliados. Os demais 22% não apresentaram mudança de um ano para o outro.

O destaque Entre os cargos analisados pela consultoria, o de gerente de produção obteve aumento de 21%, liderando o setor. A consultoria faz parte do PageGroup.

Complexidade Para a consultoria, a profissionalização no setor leva à necessidade de lideranças de alto nível. A busca por profissionais das mais variadas áreas reflete a complexidade do agronegócio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.