Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu etanol agronegócio

Na terra da cana, 17% da produção de etanol já provém do milho

Clima favorável e investimentos geram safra recorde de cana, segundo a Conab

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na terra da cana-de-açúcar, o etanol de milho se incorpora cada vez mais à matriz energética brasileira. A produção desse combustível já representa 17% de toda a produção de etanol.


O crescimento vem sendo rápido nos últimos anos, principalmente pela disponibilidade do cereal no Centro-Oeste. Na safra 2022/23, a produção de etanol provinda de milho era de 4,4 bilhões de litros. Na de 2023/24, está estimada em 5,92 bilhões de litros.


Os dados são da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que divulgou, nesta quinta-feira (18), um novo levantamento do setor sucroenergético. Ao contrário do que ocorreu com outras áreas agrícolas, o clima ajudou o setor a gerar números recordes.


Impulsionada também pelos recentes investimentos, a safra nacional de cana sobe para 713 milhões de toneladas, 17% a mais do que no período anterior. O farto volume de matéria-prima deverá gerar 45,7 milhões de toneladas de açúcar e 29,7 bilhões de litros de etanol.

Carro movido a hidrogênio verde feito a partir do etanol - Rubens Cavallari/Folhapress


A produção de açúcar, puxada pelo incremento na região Sudeste, cresceu 24% na safra que terminou no final de março, enquanto a de etanol de cana subiu 12%.


A evolução da produção de etanol de milho tem um ritmo bem mais acelerado do que o do produto da cana. Na safra 2023/24, as indústrias colocaram 33% a mais etanol de milho no mercado.

As estimativas da Conab para a safra que terminou é de um rendimento de 85,6 toneladas de cana por hectare.

A melhor produtividade, em percentual, veio do estado do Amazonas, que colheu 79 toneladas de cana por hectare, com aumento de 39%. Apesar desse crescimento, a média fica bem distante das 85,6 toneladas do patamar nacional. São Paulo lidera com 94 toneladas.

A área cultivada com cana no Brasil teve aumento de apenas 0,5%, mas a produtividade subiu 16%, permitindo um aumento de 17% no volume total de cana.


Em São Paulo, a cana-de-açúcar perdeu espaço, com redução de 1,5% na área, mas elevou em 24% a produtividade e em 23% a produção total de matéria-prima.

Colheita de cana em Pradópolis (SP) - Paulo Whitaker/Reuters


Bahia e Mato Grosso lideraram no aumento de área cultivada, com elevações de 15% e 11%, respectivamente. Paraná veio a seguir com 10%.

Dependência As exportações brasileiras de carne bovina para os Estados Unidos aumentaram 42% no primeiro bimestre deste ano, em relação a igual período do ano passado.


Dependência 2 Com isso, os brasileiros agora são responsáveis por 25% da carne bovina importada pelos americanos. Neste ano, o Brasil supera a Austrália, líder nos dois primeiros meses do ano passado.


Dependência 3 Os dados são do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que, além de mostrar maiores importações, apontam também queda nas exportações americanas para os principais mercados, como Japão, Coreia do Sul e China.


Trump Apesar do amor de boa parte dos agricultores americanos por Donald Trump, ele foi responsável por uma forte redução das exportações agrícolas dos EUA quando no governo.


Trump 2 A coisa pode melhorar para os brasileiros, concorrentes dos americanos no mercado externo. A publicação Politico afirma que o ex-presidente está de olho em um ex-caubói de rodeio para a pasta da Agricultura se eleito.

.
Pastagem degradada Representantes do governo brasileiro participaram do Global AgInvesting New York nesta semana. O evento é voltado para o investimentos no agronegócio.


Pastagem degradada 2. Os brasileiros foram mostrar a fundos de investimentos, bancos e empresas que atuam no setor as possibilidades que essas áreas oferecem para a produção de alimentos, biocombustíveis e florestas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.