Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire

Boas notícias levantam debate sobre vacina para adolescentes e dose 3 para idosos

No Brasil, no ritmo atual, haveria dose 1 para os adultos em meados de setembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As últimas horas foram de boas notícias sobre a vacinação. O cenário despiora, embora seja difícil chamar a atenção para essas melhorias relativas, mas importantes.

Não é possível competir com o “reality show” da CPI, com a prisão ao vivo de um depoente e com as reações cada vez mais bárbaras de Jair Bolsonaro a seu desprestígio e às evidências de que o Ministério da Saúde era (é?) um camelódromo sórdido.

Ainda assim, existe um pouco mais de esperança de que menos brasileiros sofram com a Covid-19. Problemas: 1) o país ainda padece de um número de casos e mortes do nível da “segunda onda” ou, melhor, de seu começo. Se a epidemia continuar a arrefecer, talvez saiamos dessa crise pior, que, no entanto, ainda será grave; 2) euforias com o avanço da vacinação APENAS PARCIAL com dose 1 e com a redução do número de casos e mortes podem levar ao relaxamento de medidas oficiais e pessoais de distanciamento e proteção. Seria um risco de qualquer maneira, piorado pela ameaça da variante delta.

Profissional de saúde negra aplica vacina contra a Covid-19 em mulher branca
Vacinação em São Paulo contra a Covid-19 - Rivaldo Gomes - 5.jul.21/Folhapress

Ainda assim, a provável aceleração do ritmo de vacinação já suscita novas, mas difíceis, discussões. Algumas prefeituras pensam em vacinar adolescentes. Especialistas pelo mundo e brasileiros ouvidos por este jornalista, no entanto, acham que, além de precoce, a discussão pode ser outra.

Primeiro, é preciso garantir a dose 2 ou vacinação integral, em particular das pessoas com mais idade, e já. Na cidade de São Paulo, falta vacinar integralmente 44% das pessoas de 65 a 69 anos, 84% daqueles entre 60 e 64 anos etc.

Segundo, na hipótese ainda distante de todos adultos estarem vacinados integralmente, é preciso pensar na conveniência de dar dose 3 para as pessoas com mais idade, dizem cientistas.

Quanto às boas notícias, o governo de São Paulo anunciou a compra de 4 milhões de doses extras de Coronavac e afirma ter garantias de que vai receber matéria-prima suficiente para entregar a vacina contratada pelo Ministério da Saúde, 100 milhões de doses, até o fim de agosto (seriam cerca de 37 milhões de doses entregues no mês que vem).

A Fiocruz vai entregar as doses previstas para julho, mas ainda não adianta previsões de recebimento de insumos e de entregas para agosto. A Pfizer continua a fazer entregas no prazo.

Houve a “sobra” das Janssen inesperadas (doação americana de 3 milhões de injeções). No ministério da Saúde e no governo de São Paulo se diz que os Estados Unidos devem fazer nova doação de vacinas para o Brasil, mas não foi possível confirmar oficialmente a informação.

E daí? Com a compra de 4 milhões de doses extras, o estado de São Paulo poderia antecipar ainda mais o cronograma da dose 1. No ritmo de vacinação de junho e julho, até agora, o estado daria a primeira dose para todos os adultos até 30 de agosto.

Caso essas doses extras fiquem no estado (isto é, que o ministério não inclua tais vacinas no programa nacional), seria possível antecipar a meta para 21 de agosto. A vacinação integral ou com duas doses poderia ocorrer em algum momento de novembro.

No Brasil, no ritmo atual, haveria dose 1 para os adultos em meados de setembro. Claro, tudo depende da entrega de doses a partir de agosto, ora bem menos incerta, porém.

De resto, vacina apenas não resolverá nosso problema. Daqui até dezembro serão longos cinco meses, boa parte deles com vacinação parcial e grande circulação do vírus. O relaxamento na proteção, a falta de testes, de rastreamento de variantes e outras medidas de inteligência sanitária ainda podem renovar a nossa tragédia.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.