Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire

Pedalada da Americanas escondeu elefante vermelho no balanço

Após uma semana de fofoca, quase nada se sabe da fraude

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois de uma semana de escândalo sobre a Americanas, se sabe apenas que alguém maquiou os balanços por pelo menos uns cinco anos (o período foi estimado, por assim dizer, pelo ex-presidente da empresa, Sérgio Rial). O resto é fofoca, especulação e escárnio eufemístico.

Não se sabe quase nadinha sobre a mumunha contábil (onde esconderam o elefante vermelho no balanço), quem comandou a mutreta, quem sabia do rolo, qual o peso do paquiderme, por qual motivo gente da empresa decidiu esconder prejuízos contábeis por anos ou se os resultados contábeis fictícios engordaram o pagamento de alguém (ou em quanto).

Chamar tudo isso de "inconsistência contábil" é, além de analfabetismo, camuflagem de rolo grosso ("inconsistente" é um anglicismo tosco, como tantos que infestam a língua, por causa dos iletrados "translate": significa incoerência, incompatibilidade ou cascata grossa mesmo).

Fachada de uma unidade da Americanas
Fachada de uma unidade da Americanas - Reuters

A empresa, ao que parece e em resumo simples, se endividava com bancos a fim de pagar fornecedores de mercadorias, mas preferiu, por assim dizer, não contar o tamanho do papagaio pirata. Ainda não se sabe nem o tamanho total da camuflagem, segundo Rial.

Dirigentes da empresa fraudaram, pois, a própria medida da qualidade de seu crédito, para dizer o mínimo. Enganaram acionistas, bancos e fornecedores, entre outros interessados (como aqueles que acreditam no funcionamento e na supervisão do mercado). Se aconteceu o que Rial relatou, é fraude, a não ser que alguém imagine que o estagiário tenha bagunçado a planilha do Excel.

Pensem bem: esse tipo de pedalada causaria o maior escândalo se, por hipótese, acontecesse em um governo petista, né? Até poderiam derrubar o presidente. Imaginem só. No caso de "o mercado", é "inconsistência".

Mesmo pedalando e cantando, a Americanas, supostamente, fazia seus pagamentos a bancos (que de outro modo gritariam, certo?). Se tinha dívidas desse tipo, supostamente vendera ou tinha em estoque (mínimo) as mercadorias que financiava. Isso a julgar pelas escassas explicações divulgadas. Em tese, supostamente, o dinheiro entrava e saía. A Americanas disse que o rolo não teria "impacto material".

Mas a empresa estava no vermelho contábil. De algum modo, estava pedalando, sabe-se lá por iniciativa, conivência, dolo ou omissão de quem (vários executivos, pois não se faz uma pirueta dessas sem a colaboração de um monte de gente).

Para usar um eufemismo, a Americanas tem mais dívidas do que declarava, provavelmente pagava mais juros do que contava e seu lucro "na contabilidade" era menor do que dizia oficialmente em público.

Para falar a linguagem de alguns credores, tal como banco BTG Pactual, trata-se de "lambança contábil" e da "maior fraude corporativa de que se tem notícia na história do país". Para a Associação Brasileira de Investidores, foi "fraude bilionária".

Os bancos certamente viram a dívida da Americanas crescer muito. Deveriam saber quanto crédito seus pares haviam concedido (Santander, Bradesco, Safra, Itaú, Banco do Brasil e BTG Pactual) e nem um deles apenas deve ter ficado tão mais exposto que os outros. Obviamente, a culpa não é das vítimas do (potencial) calote, mas ninguém sentiu o cheiro de queimado?

A empresa deve ir para recuperação judicial. Vai dar calote, em parte, ao menos. Supondo que o papagaio morto (baixa contábil para os bancos) seja de R$ 20 bilhões e tirando o abatimento fiscal de 45%, temos aí um buraco de uns R$ 10 bilhões. Não vai quebrar ninguém, mas vai fraturar as canelas, assustar fornecedores, bagunçar crédito de capital de giro e assemelhados, desacreditar o mercado de ações e, rir, rir, rir, empresas de auditoria.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.