Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire
Descrição de chapéu desmatamento

Ruína menor da Amazônia mostra como Bolsonaro era o governo da morte

Desmatamento cai 22% em um ano; parte da elite se juntou à destruição, golpe e calote bolsonarista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O desmatamento na Amazônia Legal diminuiu 22,3% em um ano, segundo a medição do sistema Prodes, diz o Inpe. Isso no ano encerrado em julho. Quer dizer, a medida inclui dados do semestre final do governo das trevas e da morte de Jair Bolsonaro.

Além disso, o esforço de controle da razia foi limitado pelo efeito da destruição institucional, quando equipes foram desmontadas, desestimuladas e sujeitas a ameaças do crime ambiental organizado, que se expandiu.

Mesmo assim, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, com Marina Silva outra vez no ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, conseguiu remediar a situação. É apenas um começo. A área desmatada ainda é equivalente ao território de seis cidades de São Paulo.

Desmatamento no município de Apuí, no sul do Amazonas
Desmatamento no município de Apuí, no sul do Amazonas - Lalo de Almeida - 20.ago.2020/Folhapress

Outra vez: sob Marina Silva, ministra do Meio Ambiente durante quase Lula 1 e 2 inteiros, o desmatamento havia caído muito (para quase um quarto). A ministra criou o primeiro programa crível e prático de controle da destruição da floresta, abate que era totalmente desembestado quando assumiu o cargo, em 2003 —o desmatamento era quase o triplo do que é agora.

O grosso de legislação, fiscalização, diretrizes e instituições permaneceu, em parte foi aprimorado e ficou de pé, mesmo com menos dinheiro, e mal e mal até fins de Michel Temer (2016-2018).

Bolsonaro e seus comparsas abriram as porteiras do inferno, para a "boiada passar", de acordo com Ricardo Salles, acabando com instituições e incentivando a destruição, por omissão, ação e propaganda. Era parte do projeto de transformar o país em pária. Assim, de quebra, sujeitou-se o Brasil ao risco de sanções econômicas ambientais.

Essa pequena vitória da civilização, o desmatamento atenuado, é mais uma vez o momento de refletir sobre as trevas de 2019-2022 e sobre como a escuridão total pode voltar.

Boa parte da elite econômica aderiu a esse projeto, dele fez propaganda e o financiou. Até o apoio a um programa "liberal na economia" foi uma idiotice sinistra e cínica. O governo das trevas deu calote (nos precatórios).

A redução da dívida pública, que crescera na epidemia, ocorreu em boa parte por causa de inflação, que engordou o PIB nominal e levou a taxa de juros a um nível negativo. Em 2022, a gente das trevas estourou as contas, baixando impostos para obter votos. Etc.

A gente já quase se esqueceu dos mortos na epidemia, que foi disseminada também por causa do anjo da morte na Presidência. A cafajestagem se tornou um padrão de comportamento na república das trevas; a proximidade de "altas autoridades" baixas com milicianos se tornou de vez parte da paisagem.

Está cada vez mais evidente que o líder das trevas estimulou o projeto golpista de pelo menos uma grande facção do Exército, destruição do ambiente político que nem começa a ser revertida ainda. As Forças Armadas foram (ainda mais) politizadas. Vários de seus integrantes constituíram uma quadrilha no entorno de Bolsonaro (vide o caso do falsário e muambeiro Mauro Cid, para ficar no mínimo).

As tropas do mal se reagrupam ou tentam sair de fininho e fugir da polícia. Politicamente, o partido das trevas ainda tem base enorme no Congresso e apoios sociais fortes, em termos de poder econômico e população.

O extenso empresariado bolsonarista se finge de morto. Alguns se bandearam a fim de manter as aparências, pouco antes da segunda campanha golpista do 7 de Setembro, em 2022. A essa altura, nem o mais cínico poderia dizer que não sabia o que eram Bolsonaro e sua seita. O que queriam? Um regime mais ou menos autoritário em que pagassem menos impostos, o resto de que se danasse. Essa gente está vivíssima e ora bajula sofregamente os líderes "liberais" do Congresso. Convém prestar atenção.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.