Walter Casagrande Jr.

Comentarista e ex-jogador. É autor, com Gilvan Ribeiro, de "Casagrande e seus Demônios", "Sócrates e Casagrande - Uma História de Amor" e "Travessia"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Walter Casagrande Jr.

Atacante precisa ficar de pé e amar fazer gols. Haaland tem as duas qualidades

Com força mental impressionante, norueguês com cara de menino faz coisas de jogador já experiente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Precisamos falar sobre Erling Braut Haaland.

Um centroavante fabuloso, com 22 anos, que tem como maior paixão fazer gols. Desde quando surgiu, já chamou atenção por ser alto, forte, veloz, com ótimo posicionamento e exímio finalizador.

Um jovem que vem assombrando a Europa por ter confiança e uma força mental impressionante. Ele consegue fazer coisas de jogador já experiente, mas com cara de menino.

Haaland celebra um de seus três gols na vitória sobre do City sobre o Nottingham Forest, pela Premier League - Craig Brough - 31.ago.22/Reuters

Causa um medo constante nas defesas que enfrenta e se movimenta por todo lado. Por ser jovem, consegue colocar intensidade no seu modo de jogar. O tempo todo.

Zagueiro que aposta corrida com ele perde de longe, e, se for no corpo a corpo, será difícil derrubá-lo. Aliás, essa é outra virtude desse jovem atacante: ele fica em pé, ao invés de se jogar a cada contato.

Passou pelo Salzburg, da Áustria, foi para o Borussia Dortmund, da Alemanha, e agora chegou ao Manchester City.

A Premier League é o campeonato mais competitivo e difícil do planeta. Chegar lá e já fazer um monte de gols não é comum no primeiro ano de um jogador.

Ele se juntou a um grupo fantástico, mas que não jogava com um centroavante porque o seu ótimo treinador, Guardiola, preferia um time que atacava em progressão, com trocas de passes, para chegar tabelando até o gol adversário.

Na Inglaterra funciona muito bem, mas na Champion League o time sempre era eliminado, mesmo sendo, todo ano, um dos favoritos.

Chegou a uma final, mas perdeu para o Chelsea, porque um dos problemas sempre foi a dificuldade de matar o jogo nas grandes partidas.

É por isso que muitos tinham dúvidas sobre como Haaland seria encaixado nessa equipe.

Mas ele mostrou que sabe encontrar seu lugar. E um grande centroavante cabe em qualquer esquema tático, principalmente quando adora fazer gols.

Bom, ele chegou à Inglaterra e já está batendo recordes, com nove gols em cinco jogos e superando Aguero, que tinha feito oito em cinco partidas, também pelo City.

Outra proeza sua foram dois hat-trick seguidos, façanha para poucos na Premier League.

Haaland tem tudo para se transformar em um dos maiores centroavantes e artilheiros da história.

O Lewandowski é um grande artilheiro, já está com 34 anos e é normal que a facilidade para fazer gols diminua, mas sempre será um centroavante perigoso.

Mas o norueguês só tem 22 anos e está apenas começando a sua trajetória, disputando pela primeira vez a Champions num time que tem chances de ganhar.

É uma pena que a Noruega esteja fora do Qatar, porque o mundo merecia ver como seria o desempenho dele numa Copa, com essa idade.

Adoro a Premier League e torço para o Manchester United há muitos anos, desde quando cheguei à Europa, por já conhecer a história do clube e ser fã de George Best. Mas confesso que na Champions irei torcer para o City, por causa do De Bruyne e do norueguês.

Um atacante precisa ficar de pé e amar fazer gols. Haaland tem as duas coisas. Vamos ver até onde ele pode chegar nessa primeira temporada no City. Acho que vai bem longe.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.