Walter Casagrande Jr.

Comentarista e ex-jogador. É autor, com Gilvan Ribeiro, de "Casagrande e seus Demônios", "Sócrates e Casagrande - Uma História de Amor" e "Travessia"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Walter Casagrande Jr.

Dia foi um tapa na cara de quem diz que futebol e política não se misturam

Violência no futebol, julgamento de Neymar e Bola de Ouro deixam lições importantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quero entrar em três assuntos contraditórios.

O primeiro é a invasão dos torcedores do Sport no empate por 1 a 1 com o Vasco na Ilha do Retiro.

O time pernambucano vencia o jogo, quando o árbitro Raphael Klaus corretamente marcou um pênalti para o time carioca.

Sport e Vasco na Ilha do Retiro neste domingo (16)
Sport e Vasco na Ilha do Retiro neste domingo (16) - Alexandre Lago/Photopress/Ag. O Globo

O jogador Raniel fez o gol e foi comemorar na frente dos torcedores do Sport, e houve uma reação agressiva: a torcida invadiu o campo.

Dizer que a invasão foi resultado da provocação do Raniel é uma inversão de valores.

Nos meus tempos de jogador, quando a torcida adversária pegava no meu pé e eu marcava um gol, fazia o mesmo. Romário se cansou de pedir silêncio à torcida adversária. Edmundo rebolou para o seu marcador emum clássico. Serginho Chulapa sempre provocou nas suas comemorações.

A responsabilidade é da falta de segurança no estádio, com policiamento insuficiente.

Aconteceu praticamente o mesmo no Castelão, no empate entre Ceará e Cuiabá.

Essa invasão é um reflexo também do que estamos passando. Todos estão tensos. O que é preciso, neste momento, é não subestimar a violência que se espalhou pelo país.

O segundo assunto é o contraste dos tempos.

No mesmo dia em que a France Football entregou o Prêmio Bola de Ouro, começou o julgamento de Neymar (entre outros) em Barcelona, por várias acusações. Entre elas está corrupção privada.

Não estou por dentro do processo e nem faço aqui julgamento, até porque nem sei o tamanho do envolvimento do Neymar nessa história.

O contraste é que, quando ele saiu do Santos, todos esperavam que disputasse diversas vezes o prêmio de melhor do mundo.

Mas, enquanto os jogadores estão com frio na barriga na ansiedade de ganhar a Bola de Ouro, Neymar deve estar com frio na barriga porque corre risco de prisão e multa, caso seja condenado.

Por fim, vamos ao prêmio em si.

Está começando uma nova era de premiações no futebol masculino, com Messi e Cristiano Ronaldo deixando o cenário dos melhores do mundo depois de mais de uma década de rivalidade.

A premiação começou para o melhor jovem, que foi o jogador Gavi, do Barcelona. É realmente um talento.

A sequência foi muito especial para os brasileiros, principalmente para mim. Fiquei emocionado ao ver o meu grande parceiro batizar uma categoria: o nome Sócrates premia o envolvimento de personagens do futebol em causas sociais.

0
Raí fez o 'L' durante a apresentação do prêmio Sócrates, na cerimônia da Bola de Ouro - Reprodução/Ballon D'or

Houve um grande destaque para a apresentação de Raí, que não se esqueceu do momento que atravessamos e fez o "L" para o mundo ver que o Lula representa a nossa sobrevivência democrática.

O vencedor não poderia ser outro a não ser Sadio Mané, que faz um trabalho social maravilhoso no Senegal.

As falas de Shevchenko sobre a guerra da Ucrânia também foram emocionantes, porém doloridas.

E, para a ótima jogadora espanhola Putellas, receber o prêmio das mãos desse jogador histórico deve ter sido o máximo –assim como será, no futuro, vê-la entregando o troféu a alguém.

Os últimos três prêmios foram barbadas. O melhor goleiro foi o belga Courtois, e o polonês Lewandowski levou como maior artilheiro.

E o mais esperado, mas também o mais previsível: o Prêmio Bola de Ouro foi para o francês Benzema. Por tudo o que fez, foi escolhido o melhor jogador da temporada.

Festa bonita, de relevância política e social. Espero que aqueles que ainda dizem que futebol e política não se misturam entendam que não é querer ou não querer misturar. Esse envolvimento acontece naturalmente, só que agora existe até uma premiação para destacar isso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.