Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Flip

Equipe interna sonda autores e Flip deve ter uma primeira edição sem um curador

Festa mantém planos de fazer versão virtual em novembro, mas segue sem substituto para Fernanda Diamant

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde que a editora Fernanda Diamant pediu demissão do cargo de curadora da Flip, em meados de agosto, o posto está vago. E é provável que continue assim.

O festival não deve anunciar um novo curador convidado para a versão virtual da festa, que está mantida para fim de novembro.

Em nota, a festa literária afirma que a sua direção artística "está reunida em Paraty para avaliar as possibilidades de uma Flip Virtual, além de uma ação símbolo na cidade". Com a pandemia ainda fora de controle no país, fica cada vez mais distante a ideia de promover grandes encontros na cidade fluminense.

sombra de pessoa em paraty
Pessoa passeia em Paraty durante o último dia da Flip 2019; a festa deste ano deve ser apenas virtual - Eduardo Anizelli - 14.jul.2019/Folhapress

A Associação Casa Azul, que organiza a Flip, deve recorrer a uma solução interna para fazer a seleção dos convidados, sem convocar um nome de fora como curador. Caso isso ocorra, será um acontecimento inédito na história da festa.

Embora a associação não tenha descartado oficialmente a possibilidade de anúncio de um novo curador, a equipe da Casa Azul já está em contato com os autores internacionais que estavam confirmados na versão idealizada por Diamant, que aconteceria em julho, para participar do evento online. Também já está sondando nomes brasileiros junto a grandes editoras.

Mauro Munhoz, presidente da Casa Azul, afirma que a curadoria não representa o debate mais importante em meio às muitas questões envolvidas na organização da festa.

Com a saída de Diamant também foi suspensa a homenagem a Elizabeth Bishop, que levantou polêmica como a primeira estrangeira a ocupar o posto no festival e pelo apoio, manifestado em cartas, ao golpe de 1964.​ Nenhum novo homenageado foi divulgado até agora.

QUEM LÊ... O escritor Marçal Aquino enfim terminou seu próximo romance, depois de 15 anos do sucesso obtido pelo último, "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios".

...TANTA NOTÍCIA O autor define “Baixo Esplendor”, que sai pela Companhia das Letras em janeiro, como um policial erótico. No enredo, que se passa em 1973, um agente se infiltra em meio a uma quadrilha de ladrões de carga e se envolve com a irmã do chefe.

marçal aquino
O escritor Marçal Aquino, que vai lançar novo livro - Gabriel Cabral/Folhapress

UNIVERSO EM DESENCANTO A editora Morro Branco prepara para outubro um novo livro de Ursula K. Le Guin, uma das grandes referências da literatura de ficção científica. "Floresta É o Nome do Mundo", que venceu o prêmio Hugo de melhor novela, conta a história de uma ocupação militar dos terráqueos no planeta Athshe, que escraviza todos os pacíficos habitantes locais.

CIÊNCIAS CRIMINAIS A pesquisadora Ana Luíza Bandeira, mestra em antropologia social pela USP, acompanhou 692 audiências de custódia no Fórum Criminal da Barra Funda desde o primeiro dia em que o mecanismo foi implementado pelo Judiciário paulista, em 2015. A partir dessas experiências, ela reflete sobre a violência policial e a brutalidade da Justiça em livro que a editora Letramento lança em outubro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.