Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Foto com Vinicius de Moraes e Rubem Braga inspira livro inédito de cronistas geniais

'Os Sabiás da Crônica' se completa com Fernando Sabino, Sérgio Porto, Paulo Mendes Campos e José Carlos Oliveira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma fotografia com alguns dos maiores nomes da crônica brasileira no século 20 deu origem a uma coletânea inédita, que será publicada este mês com 90 textos de seis autores que nunca tinham
saído num volume só deles.

Rubem Braga, Vinicius de Moraes, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, José Carlos Oliveira e Sérgio Porto, que assinava também como Stanislaw Ponte Preta, posaram para o fotógrafo Paulo Garcez em novembro de 1967, todos disfarçados de terno.

homens de terno posam para foto
Fotografia de Paulo Garcez estampa a capa de 'Os Sabiás da Crônica', da Autêntica. De pé, da esq. para a dir.: Paulo Mendes Campos e Sérgio Porto; sentados: Rubem Braga, José Carlos Oliveira, Vinicius de Moraes e Fernando Sabino - Paulo Garcez/Divulgação

Estavam às voltas com a fundação da editora Sabiá, empreitada de Braga e Sabino que foi uma espécie de sucessora da Editora do Autor, hospedando o melhor da literatura brasileira —acabou durando poucos anos, só até 1972. Mas o registro dos amigos cronistas ficou para sempre e agora inspira “Os Sabiás da Crônica”, da Autêntica.

“Quando tive essa ideia, fui tomada por adrenalina”, diz a editora Maria Amélia Mello. “Passei um ano negociando com herdeiros e agentes dos seis autores para conseguir liberar os textos. E afinal os sabiás levantam voo num momento bom, para iluminar um país abatido pela pandemia.”

A organização das crônicas, 15 de cada autor, ficou a cargo de Augusto Massi, professor de literatura brasileira da USP. E percorrem dos anos 1930 até 2004, quando morreu Sabino, o último da trupe —Sérgio Porto teve sua morte precoce no ano seguinte à foto.

Mas ali atrás da câmera, e registrado em várias das outras fotos do precioso álbum que abre a coletânea, “um outro sabiá já levantava voo”, como afirma Mello. Chico Buarque tinha apenas 23 anos.

OURO DE MINAS A primeira edição do festival Flitabira, na terra onde nasceu Carlos Drummond de Andrade, acontece no final deste mês, de 27 a 31 de outubro. Mia Couto abre o evento virtualmente falando do novo “Mapeador de Ausências”, enquanto Gregorio Duvivier lerá poemas drummondianos no último dia. Afonso Borges mediará direto da Casa de Drummond as lives, que ainda terão Itamar Vieira Junior e Monja Coen.

gravura de vulcão em erupção
A erupção do monte Etna, em 1637, na gravura original do livro 'Mundus Subterraneus' que agora ilustra a capa de 'Autobiografia do Vermelho', da poeta canadense Anne Carson, na editora 34 - Divulgação

A SAGA DO SIG “Rato de Redação”, que contará toda a história do jornal O Pasquim, sai em fevereiro pela Matrix. Escrito pelo jornalista Márcio Pinheiro, o livro relata as principais edições, a pressão da censura, as grandes entrevistas, as maiores sacadas e as contribuições de cada membro de uma equipe lendária que incluiu os cartunistas Jaguar e Ziraldo —ambos, aliás, completam 90 anos em 2022.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.