Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

André Gide e Cesare Pavese voltam em editora estreante, que também traz inéditos

Colenda chega em janeiro de 2022, mês em que passa a circular ainda um novo clube de assinatura de poesia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ano de 2022 já traz em seus primeiros passos a promessa de uma nova editora. A brasiliense Colenda, tocada por José Nunes, apresenta quatro lançamentos na praça em janeiro.

Dois são inéditos. "Más Intenções", coletânea recente de contos da espanhola Elena Alonso Frayle, e "A Autobiografia de um Ex-Negro", romance de 1912 do americano James Weldon Johnson que põe o colorismo em pauta.

andré gide em preto e branco
O escritor francês André Gide, que ganhará novas edições - Bibliothéque de Neuchatêl

Ao mesmo tempo, a casa vai resgatar dois autores consagrados em obras que estavam fora de catálogo. "Trabalhar Cansa", a obra-prima do poeta italiano Cesare Pavese que tinha sido editada pela finada Cosac Naify, ganha agora tradução de Andréia Riconi; e "Os Frutos da Terra", poema em prosa do Nobel francês André Gide, que estava indisponível havia mais tempo, também chega em nova versão, de Renata Lopes Araujo.

Tanto Pavese quanto Gide são alvo de um projeto mais amplo da Colenda, que tem intenção de publicar a obra completa de ambos —já há mais cinco livros do autor francês prontos para a gráfica.

A mesma iniciativa também é responsável por uma nova revista literária, a Jezebel, que acaba de estrear com textos inéditos de autores como Aline Bei, Micheliny Verunschk, Natalia Timerman, Santiago Nazarian e Sérgio Abranches.

homem indígena usa cocar e afunda metade do rosto no rio
Ricardo Stuckert incluiu esta fotografia em ‘Povos Originários: Guerreiros do Tempo’, coleção de imagens feitas na Amazônia que ele lança em março pela Tordesilhas - Ricardo Stuckert/Divulgação

POESIA TODO MÊS O projeto Círculo de Poemas, que une as editoras Luna Parque e Fósforo num clube de assinatura mensal voltado a livros raros de poesia, começa em janeiro. Quem se inscrever este mês ainda pode receber a primeira caixa, com "Dia Garimpo", obra de Julieta Barbara nunca reeditada desde seu lançamento em 1939. A caixa vem com uma plaquete feita por uma poeta contemporânea, que traz um poema em diálogo com uma imagem escolhida pela autora. O livro, sem a plaquete, chegará às lojas sempre no mês seguinte.

TUDO SOBRE CLARICE Os 101 anos de Clarice Lispector trouxeram consigo um caminhão de coletâneas de ensaios sobre a autora. A mesma Fósforo tem "Um Século de Clarice Lispector", organizada por Yudith Rosenbaum e Cleusa Passos, enquanto a Bazar do Tempo traz "Quanto ao Futuro, Clarice", com organização de Júlio Diniz. Já "Clarice Lispector: Uma Vida na Literatura", da Oficina Raquel, é iniciativa de Matildes Demetrio dos Santos e Mônica Gomes da Silva.

E TUDO DE CLARICE A Rocco, que detém os direitos sobre Clarice, lança um box com sua obra completa, em 18 livros, além da nova edição da biografia de Teresa Montero que saiu em novembro.

O ESSENCIAL A Dantes lança "O Livro dos Seres Invisíveis", em que Dorion Sagan apresenta 30 seres microscópicos que não conseguimos enxergar, mas que são cruciais para a vida na Terra. O autor, aliás, é filho dos cientistas Carl Sagan e Lynn Margulis.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.