Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Originais inéditos de 'Quarto de Despejo', de Carolina de Jesus, saem em novo livro

'Páginas Despejadas' vai trazer trechos não aproveitados por Audálio Dantas em sua edição tradicional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Textos originais dos diários escritos por Carolina Maria de Jesus na época de "Quarto de Despejo", diferentes daqueles que foram selecionados por Audálio Dantas para publicação, saem agora numa edição da Ática, que detém os direitos ao material até 2026. Alguns trechos publicados neste "Páginas Despejadas" são totalmente inéditos.

A proposta do responsável pelo livro, o historiador José Carlos Sebe Bom Meihy, é oferecer uma seleção distinta de Dantas —já que Carolina escreveu mais de 50 mil linhas de diários e a edição tradicional aproveitou cerca de 8.800.

Meihy, professor aposentado da Universidade de São Paulo e um dos conhecedores mais profundos da obra de Carolina, afirma que é preciso distinguir que havia dois projetos literários, o da escritora e o de Dantas, e nenhum deve ser desmerecido.

"Analisar essas tensões e disputas entre o que ela escreveu e o que Audálio editou é um dos meus objetivos. Ambos os projetos são válidos e esclarecedores. O dele era de um jornalista que publicava para quem consumia livros, com comprometimento com o público e zelo por Carolina."

Os períodos priorizados nesta edição de Meihy foram os anos de 1955, quando Carolina começou a escrever diários motivada pelo aniversário de sua filha, e 1960, com as anotações feitas depois que "Quarto de Despejo" foi publicado e antes do livro seguinte da autora, "Casa de Alvenaria".

"Páginas Despejadas", ainda que mesclado com comentários analíticos do pesquisador, optou por ser "absolutamente fiel às marcas linguísticas" da escrita original de Carolina, com o rigor de reproduzir "linha por linha". "Se não obedeço à métrica da Carolina, a sua pontuação, já estou mexendo no texto."

bebê enrolado na praia em meio a ondas do mar em preto e branco
Ilustração de Daniel Rabanal para ‘Os Afogados’, da argentina María Teresa Andruetto, obra juvenil sobre desaparecimentos na ditadura que chega pelo Selo Emília e pela Solisluna Editora - Divulgação

FIM DA HISTÓRIA A Todavia vai publicar o rumoroso livro "Free: Coming of Age at the End of History", que traz as memórias da albanesa Lea Ypi e esteve na lista de melhores do ano da revista New Yorker. Hoje professora da London School of Economics, Ypi relata como foi crescer em um dos países mais isolados do bloco comunista e detalha sua desilusão com Stálin, ainda venerado ali nos anos 1990.

COMEÇO DA HISTÓRIA O poeta Fernando Paixão, também professor do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, publica sua primeira antologia fora do país por meio de uma parceria entre a tradicional casa colombiana Oveja Negra e a editora da Universidade de Cali. A antologia do poeta, já premiado com o APCA, saiu com o título "Fuego de los Ríos".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.