Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Quatro Cinco Um assume a operação da editora Tinta-da-China no Brasil

Braço da prestigiosa casa portuguesa agora será um selo ligado à revista literária de Paulo Werneck

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A operação brasileira da Tinta-da-China, uma das mais prestigiosas editoras de Portugal, passa neste mês ao controle da Associação Quatro Cinco Um, que publica a revista literária homônima.

A casa europeia possui um braço no Brasil há nove anos e editou por aqui 47 títulos, de autores canônicos como Fernando Pessoa, Agustina Bessa-Luís e Sophia de Mello Breyner Andresen a nomes contemporâneos como Alexandra Lucas Coelho, Rui Tavares e Ricardo Araújo Pereira, colunista deste jornal.

O primeiro lançamento de um autor brasileiro estreante em terras nacionais foi o premiado "Alguns Humanos", livro de contos de Gustavo Pacheco, que acabou sendo o último da operação original.

Desde sua publicação, em 2018, a fundadora Bárbara Bulhosa afirma ter enfrentado um cenário de dificuldades financeiras e logísticas que a levaram reconsiderar a operação no Brasil. Fatores como a crise das redes Saraiva e Cultura e a eclosão da pandemia levaram a editora à incerteza sobre as condições de continuar publicando além-mar.

"Então o que decidi foi suspender a editora, sem publicar novos livros", conta. "Não queria destruir os livros que tinha em estoque, mas oferecer a quem precisasse."

Em outubro do ano passado, uma conversa com o editor Paulo Werneck na sede da Tinta-da-China em Portugal selou a decisão de doar o selo para a associação presidida por ele.

"Conheço Paulo desde 2013, quando ele era curador da Flip, e sempre soube que ele valorizava a maneira como trabalhamos os livros, os autores que escolhemos. Tinha genuína simpatia pelo nosso trabalho. É alguém que terá, da maneira que sempre tive, a sensibilidade e a paixão pela literatura e pelos livros."

​Werneck, que já foi editor na Companhia das Letras, na Cosac Naify e neste jornal antes de fundar a Quatro Cinco Um com Fernanda Diamant, cita a sensação de ter "ganhado na loteria".

Ele afirma que buscará fazer jus ao projeto literário luso-brasileiro que está no cerne da editora de Bulhosa. "Ela constituiu um grupo de autores que são tanto intelectuais atuantes quanto amigos. Lembra muito as editoras à moda antiga, movidas a lealdade e confiança mútua."

A Tinta-da-China se torna, então, um selo literário ligado a uma revista, relação semelhante à que o Suplemento Pernambuco tem com a Cepe Editora, para citar um caso brasileiro. Segundo Werneck, a Quatro Cinco Um já conta com uma estrutura capaz de incorporar toda a operação.

O plano é pôr cerca de dez livros na praça ainda neste ano, entre lançamentos e reimpressões dos carros-chefe da editora, e seguir estreitando a relação literária entre os dois países lusófonos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.