Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Livros de Maryse Condé, Godard e Margaret Atwood ganham o país este ano

Editoras trazem coleção da autora caribenha, obra do francês sobre o amor e dois inéditos da canadense

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Bazar do Tempo comprou os direitos de publicação de duas obras de Maryse Condé, uma das principais autoras afro-caribenhas, constantemente lembrada para o Nobel de literatura.

Em 2018, quando não houve entrega do prêmio por causa dos escândalos na Academia Sueca, ela foi a escolhida para um "Nobel alternativo" pela New Academy, instituição que vigorou apenas naquele ano.

A editora brasileira lançará o livro de memórias de Condé, "Coração a Rir e a Chorar", que rendeu à escritora de 84 anos o prêmio Marguerite Yourcenar; e o romance "A Migração dos Corações", que encharca a trama de "O Morro dos Ventos Uivantes" na cultura negra caribenha e já tinha sido editado pela Rocco há 20 anos.

maryse condé
A escritora Maryse Condé, que terá novas obras publicadas no Brasil neste ano - Adrian Dennis - 19.mai.2015/AFP

A Rosa dos Tempos, selo do grupo Record, já tinha antecipado o resgate de Condé com "Eu, Tituba: Bruxa Negra de Salem", talvez seu livro mais conhecido, mas agora a Bazar prepara uma coleção de maior estofo que deve incluir outras contratações.

A escritora de Guadalupe, aliás, não é a única figurinha carimbada de apostas do Nobel que a editora traz em breve.

Já no fim deste mês deve chegar às livrarias "O Riso da Medusa", clássico da feminista francesa Hélène Cixous, e para o segundo semestre estão previstos dois novos livros da canadense Anne Carson, "A Beleza do Marido" e "Eros, o Agridoce". Outro livro de Carson, "Short Talks" deve sair antes pela Relicário, como a última coluna adiantou.

IMAGEM E PALAVRA O Painel das Letras do sábado passado também trouxe notícias sobre livros de cineastas, sem mencionar um reverenciado diretor francês que ganhará nova edição. "Elogio do Amor", de Jean-Luc Godard, será publicado no segundo semestre pela editora Nós, com tradução e apresentação do escritor e cineasta Daniel Augusto. O livro decorre do filme homônimo dirigido pelo ícone da nouvelle vague em 2001, pinçando de forma singular a poesia daquela narrativa.

EU VOS SAÚDO, MARGARET Outra autora canadense que terá sua presença no Brasil ampliada é Margaret Atwood. A Rocco prepara dois livros inéditos para este ano –o romance "O Coração É o Último a Morrer", sobre um casal que tenta se manter em meio ao colapso econômico; e "Stone Mattress", algo como "colchão de pedra", uma coletânea de contos de teor fantástico.

WEEKEND À MODA ÁRABE Entre os destaques deste ano da editora Tabla, uma casa que tem ganhado evidência ao traduzir suas obras direto do árabe, há algumas pérolas. Por exemplo, "Ode à Errância", do poeta sírio Adonis, citado com frequência como o maior expoente da poesia em seu idioma; "A Queda do Imã", da egípcia Nawal Saadawi, morta no ano passado com status de referência maior do feminismo árabe; e dois grandes nomes da literatura turca, Ahmet Hamdi Tanpınar, com "O Instituto de Regulação das Horas", e Leyla Erbil, com "Uma Mulher Estranha".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.