Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Salvador Allende tem seleção inédita de discursos lançada na esteira de Gabriel Boric

Ubu traduzirá, em coleção coordenada por Vladimir Safatle, falas do presidente deposto pelo golpe de Pinochet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A editora Ubu comprou os direitos para publicar uma seleção inédita de discursos e entrevistas do ex-presidente chileno Salvador Allende, deposto pelo golpe militar de 1973 que daria origem à ditadura de Augusto Pinochet.

O volume terá textos traduzidos pela primeira vez ao português e sairá no segundo semestre, integrando a coleção Explosante, coordenada pelo professor de filosofia Vladimir Safatle, da Universidade de São Paulo.

"Faz parte da ideia da coleção de disponibilizar aos brasileiros documentos fundamentais da história política dos últimos 50 anos, de permitir o acesso direto dos leitores e leitoras a textos que influenciaram a história e mobilizaram pessoas", afirma Safatle.

allende discursa com braço para o alto
O então presidente chileno Salvador Allende, em imagem do filme 'A Batalha do Chile', de Patricio Guzmán - AFP

O livro, publicado em parceria com a Fundação Salvador Allende, terá prefácio do chileno Rodrigo Karmy e amplo material de apoio fotográfico para contextualizar as falas.

Estarão na seleta, por exemplo, o discurso de Allende no Estádio Nacional em novembro de 1970, poucos meses após ser eleito à Presidência; sua primeira mensagem ao Congresso, em maio de 1971; e sua fala na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em dezembro de 1972.

O lançamento vem na esteira da eleição do jovem esquerdista Gabriel Boric, que tomou posse como presidente no mês passado fazendo acenos a Allende e escolhendo a neta do ex-mandatário, Maya Fernández Allende, como sua ministra da Defesa.

CIRANDA DE CONCRETO A Veneta traz pela primeira vez ao Brasil o trabalho da cartunista canadense Julie Doucet, grande referência dos quadrinhos underground, que acaba de vencer o prêmio pelo conjunto da obra no Festival de Angoulême. Doucet chega com "Meu Diário de Nova York", um relato autobiográfico sobre suas andanças e seus perrengues na megalópole americana.

AS MENINAS A Companhia das Letras aposta suas fichas, em maio, no romance "Pança de Burro", da espanhola Andrea Abreu. Este livro de estreia da autora, nascida em 1995, já foi traduzido para 16 idiomas e vendeu mais de 70 mil exemplares em seu país desde o lançamento em 2020. É uma espécie de romance de formação de duas adolescentes nas Ilhas Canárias, bem longe de seus hotéis luxuosos.

A ESTRUTURA DA BOLA E no mesmo mês o escritor e boleiro Xico Sá lança pela Tusquets o romance "A Falta – Memórias de um Goleiro", que mergulha nos desejos, nas relações e na intensa pressão sob a qual vivem os jogadores de futebol durante toda a carreira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.