Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Lula recebe manifesto sobre livros com ideias para alavancar o setor editorial

Campanha do ex-presidente tem usado a leitura como símbolo e acolheu demandas feitas por intelectuais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Lula, que lidera a corrida eleitoral a menos de três meses do pleito, recebeu na última quarta, durante encontro com representantes da cultura em Brasília, um manifesto com demandas da comunidade livreira para políticas de defesa do livro e incentivo à leitura a serem tomadas num eventual governo.

lula acena
O ex-presidente Lula em ato público em Brasília, na terça-feira - Gabriela Biló/Folhapress

A campanha petista recorre com frequência ao livro como imagem simbólica, transformando em bordão a ideia de que é preciso "se armar de livros e se livrar de armas" e acenando ao setor editorial.

O documento de seis páginas partiu de um comitê inspirado em debates com mais de cem profissionais e estudiosos do mercado, entre editores, bibliotecários, livreiros e escritores como Jeferson Tenório, Maria Valéria Rezende e Itamar Vieira Junior, e numa carta aberta do setor que coletou milhares de assinaturas.

O texto faz um apanhado do que enxerga como evoluções no mercado livreiro durante os mandatos de Lula —Jéferson Assumção, escritor e um dos articuladores do projeto, foi diretor nos ministérios de Gilberto Gil e Juca Ferreira—, e avança para metas futuras.

Sugere, por exemplo, a regulamentação imediata da Política Nacional de Leitura e Escrita, de 2018, que guia as políticas do setor pela próxima década e segue ignorada; zerar a quantidade de cidades brasileiras sem bibliotecas; recriar a Secretaria do Livro, Leitura e Literatura no prometido retorno do Ministério da Cultura; e aproximar o ensino de leitura da cultura digital.

Além disso, o texto propõe fortalecer a "economia do livro independente". "O futuro governo deve apoiar marcos legais que estão tramitando no Congresso Nacional, como leis regulatórias que evitem a concorrência desleal e o sufocamento das editoras e livrarias independentes, bases da bibliodiversidade."

pintura de cara de cachorro
A edição da Ubu de ‘Quando as Espécies se Encontram’ proporcionou um encontro inesperado entre sua autora, Donna Haraway, e a multiartista Laurie Anderson, que cedeu a pintura acima, de sua terrier, para a capa do livro —uma descobriu que a outra era sua fã por meio da editora - Laurie Anderson/Divulgação

LEIA NAS CARTAS A artista plástica, editora e escritora Pamela Colman Smith, nome importante do movimento sufragista americano, vai ganhar dois livros pela Palimpsestus, casa independente aberta há dois anos. Primeiro, uma reunião de ensaios, contos e quase toda a produção visual da artista —que, curiosamente, é responsável por ilustrar cartas famosas de tarô; e, em segundo lugar, uma biografia recente escrita por Elizabeth O’Connor, professora de literatura do Washington College.

LEIA NA MINHA CAMISA E a Alameda vai lançar o novo livro de Bernardo Kucinski, "O Colapso da Nova Ordem", no Dia da Independência. A obra é uma sequência direta da novela distópica "A Nova Ordem", de dois anos atrás, uma ficção imbricada na realidade do Brasil bolsonarista.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.