Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros Flip

Jabuti e Flip têm a mesma data e deixam mercado aflito com concorrência

Maior prêmio literário do país acontece em novembro durante a festa de Paraty, dividindo atenções de editores e agentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A concorrência de datas entre a entrega do prêmio Jabuti, que acontece na noite de 24 de novembro em São Paulo, e a Festa Literária Internacional de Paraty, que toma os dias 23 a 27 do mesmo mês, tem causado incômodo em editores e agentes literários.

A simultaneidade inédita quer dizer que os profissionais terão que escolher, com algum constrangimento, qual priorizar entre dois dos principais eventos do universo dos livros, ambientes de prestígio propícios a fazer bons contatos.

dois troféus em forma de Jabuti
Detalhe de dois prêmios Jabuti, maior distinção literária no Brasil - Divulgação

O cenário ficará mais claro na terça, quando a primeira leva de finalistas do Jabuti será divulgada, mas é previsível que pessoas que já agendaram as concorridas hospedagens de Paraty mudem de planos.

A Câmara Brasileira do Livro, que organiza o Jabuti e anunciou em setembro a data da premiação, quando a Flip já estava marcada, diz acreditar que "a coincidência de datas não vai causar prejuízos para a cerimônia", que será transmitida online. A Flip afirma que as duas instituições "estão em contato e em harmonia" e ambas lamentam a "apertada agenda de fim de ano".

O MUNDO É UM MOINHO A Autêntica traz no começo do próximo ano um inédito de W.E.B. DuBois, um dos grandes intelectuais a pensar as relações raciais nos Estados Unidos. "O Negro da Filadélfia", de 1899, é um estudo social pioneiro do autor voltado a compreender o bairro com maior concentração de negros da região, numa pesquisa minuciosa com mapas e tabelas feitas à mão.

AINDA É CEDO, AMOR A Moinhos prepara dois bons lançamentos de autoras latino-americanas, uma das especialidades da casa. Primeiro, a colombiana Margarita García Robayo, vencedora do prêmio Casa de las Américas, deixa de ser inédita por aqui com "Até que Passe um Furacão", romance que pensa o sonho americano a partir da moradora de uma praia turística caribenha.

E a editora também traz um compêndio com dois livros da argentina Susana Thénon, poeta que era contemporânea a Alejandra Pizarnik, "Distâncias & Habitante do Nada". Ambos saem já em novembro.

HERDARÁS O CINISMO A Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles, vai lançar um podcast sobre a vida e obra de Lima Barreto em 1º de novembro, data que marca o centenário da morte do escritor. Os cinco episódios serão conduzidos pelos professores Beatriz Resende e Gabriel Chagas, com convidados como Lilia Schwarcz e Luiz Antonio Simas.

PRESTE ATENÇÃO E a Intrínseca já tem uma aposta vinda diretamente da Feira de Frankfurt: o policial "West Heart Kill", do americano Dann McDorman, descrito como uma trama sofisticada e espirituosa com um protagonista ao estilo Hercule Poirot.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.