Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Festa Literária das Periferias terá campeonato nacional de slam e autores formados ali

Novidades marcam edição da Flup que acontece em dezembro no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Festa Literária das Periferias, que acontece de 5 a 11 de dezembro no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, traz algumas novidades este ano.

Primeiro, sediará o campeonato brasileiro de slam de forma inédita na capital carioca, sedimentando ainda mais a proximidade da poesia falada com a literatura escrita. O vencedor se credenciará para participar do campeonato latino-americano da modalidade, e também haverá uma competição específica de slammers indígenas chamada Coalkan.

Também acontece na Flup, apelido da festa que chega à sua 12ª edição, uma espécie de passagem de bastão de escritores que se tornaram consagrados após processos de formação do evento e agora vão compor mesas de palestras.

São presenças vindas da "escola Flup", por exemplo, Jessé Andarilho e Geovani Martins, que acaba de publicar o romance "Via Ápia" pela Companhia das Letras e é convidado também da programação da Flip, que acontece em Paraty poucos dias antes.

Entre outras autoras confirmadas no festival estão a haitiana Yanick Lahens e as brasileiras Conceição Evaristo, Marilene Felinto e Jarid Arraes, além de uma homenagem já em curso ao centenário da morte de Lima Barreto.

A Flup prepara uma coletânea de contos assinados por 22 autores negros formados ali, inspirados nas obras de Barreto. O livro "Quilombo do Lima" deve sair em 2023.

paulo freire formado por palavras
VOCÊ PRECISA APRENDER O QUE EU SEI — Ilustração de capa da história em quadrinhos biográfica de Paulo Freire em pré-venda pela editora Draco, com autoria de Rogério Faria, Ricardo Sousa, Jefferson Costa e Ren Nolasco - Divulgação

NEGRO AMOR O influente livro "Como a Europa Subdesenvolveu a África", do professor Walter Rodney, está sendo editado no Brasil pela primeira vez meio século depois de seu lançamento. As reflexões do intelectual guianense sobre os efeitos estruturais do colonialismo e da escravidão africana se tornaram referência da economia política e chegam ao país pela Boitempo este mês, com prefácio da ativista Angela Davis.

TUDO É PERIGOSO O podcast "Altamira", do jornalista Ivan Mizanzuk, nem terminou de tocar nas plataformas de áudio e já tem meta de virar livro. Assim como o fenômeno "O Caso Evandro", parte do mesmo guarda-chuva do "Projeto Humanos", a obra investigativa sobre meninos emasculados no Pará será editada pela HarperCollins, com previsão de sair no ano que vem.

CUIDANDO DE LONGE A Todavia comprou os direitos para publicar "Travelers to Unimaginable Lands", da psicóloga americana Dasha Kiper. Com título que se traduz na linha "viajantes a terras inimagináveis", a obra parte da experiência da autora cuidando de pacientes com demência para pensar por que cérebros saudáveis têm dificuldade de entender como funcionam mentes com problemas cognitivos.

FOLHETIM E o romance que Cormac McCarthy acaba de lançar nos Estados Unidos já tem título e data para chegar ao Brasil. "O Passageiro" sairá em 14 de dezembro pela Alfaguara, selo da Companhia das Letras que publica o autor de "Onde os Velhos Não Têm Vez".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.