Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Programação paralela da Flip tem nova casa que reúne 13 editoras independentes

Casa Gueto será tocada em Paraty por casas como a Patuá, a Reformatório, a Kotter e a estreante Aboio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma das novidades na programação paralela da Festa Literária Internacional de Paraty que começa no próximo dia 23 é a Casa Gueto, que reunirá 13 editoras independentes especializadas na publicação de autores brasileiros.

Ocupando um endereço central na rua Benedito Telmo Coupé, 277, a casa será tocada pelas editoras Aboio, Bambual, Editacuja, Feminas, Kotter, MoMa, Mondru, Patuá, Primata, Reformatório, Rizoma, Quase Oito e Urutau. Haverá programação constante durante toda a duração da Flip, de quarta a domingo.

bordado de homem negro
MESTRE SALA DOS MARES - A baiana Flávia Bonfim fez bordados com inspiração em João Cândido para o livro ‘O Adeus do Marujo’, lançamento da Pallas - Divulgação

Apesar do trabalho autônomo e da equipe enxuta, várias dessas editoras já emplacaram seus autores como finalistas de prêmios do porte do Jabuti e do São Paulo de Literatura. Algumas, como a Aboio, acabaram de abrir as portas.

O nome da casa é uma homenagem ao escritor Rodrigo Novaes de Almeida, que foi editor-chefe da revista literária Gueto, com trânsito entre publicações independentes e interessado em divulgar jovens autores. Ele morreu de câncer no último mês de abril.

Já há alguns anos a Flip se desprendeu da dependência de sua programação principal, que inevitavelmente deixa diversas editoras de lado, e atrai público para múltiplas casas paralelas. Neste ano, há ainda a promessa de que as editoras poderão levantar tendas em parceria com a Flip para vender seus próprios livros.

SEDE DE SANGUE A Fósforo lança, no fim do próximo ano, a coleção de ensaios "As Homicidas", em que a chilena Alia Trabucco Zerán reflete sobre a repercussão de quatro crimes chocantes cometidos por mulheres em seu país. A ideia da autora, que tem doutorado em estudos espanhóis e latino-americanos pela University College London, é analisar como a mídia, a Justiça e a sociedade reagiram a mulheres que romperam brutalmente com a imagem de submissão e domesticidade.

SANGUE BOM Hermínio Bello de Carvalho lança pelas Edições Sesc, no próximo semestre, uma coleção de crônicas e perfis de artistas famosos com quem conviveu, como Chico Buarque, Clementina de Jesus e Cartola. O livro "Passageiro de Relâmpagos" terá ilustrações de Baptistão para cada uma das celebridades que surgem nos relatos.

SANGUINOLENTO Entre as próximas apostas brasileiras da DarkSide, casa com faro para literatura de terror, estão "Lição de Anatomia", de Enéias Tavares, que mobiliza autores clássicos nacionais para uma trama de serial killer; "1618", de Cesar Bravo, sobre uma anomalia que revela segredos dos celulares dos habitantes de uma cidade pacata; e "Todos se Lavam no Sangue do Sol", de Paulo Raviere, policial mergulhado no mosaico cultural de Salvador.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.