Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Pioneira na psicanálise, Lou Andreas-Salomé volta a ser editada sem retrato de musa

Intelectual visionária que foi próxima a Freud e Nietzsche terá ensaio e livro de memórias publicados pela Nós

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A intelectual russa Lou Andreas-Salomé por muito tempo teve seu pioneirismo obscurecido por suas relações afetivas com alguns dos grandes pensadores de sua época —o filósofo Friedrich Nietzsche, o poeta Rainer Maria Rilke, o psicanalista Sigmund Freud.

mulher sentada em carroça batendo em homens com um chicote
Lou Andreas-Salomé, à esquerda, brinca com Paul Rée e Friedrich Nietzsche em foto tirada na Suíça em 1882 - Reprodução

Agora a editora Nós busca reintroduzir Salomé ao mercado brasileiro com o devido destaque e sob lentes mais adequadas. "Ela ficou cristalizada como musa de Nietzsche e Rilke, mas lá atrás ela já abria clareiras como filósofa, escritora e uma das primeiras psicanalistas da história", afirma a editora Simone Paulino.

Em julho sai "Retrospecções", uma espécie de retrato autobiográfico da escritora nascida em São Petersburgo em 1861 e radicada na Alemanha. A obra tinha sido editada pela Brasiliense nos anos 1980 como "Minha Vida".

O livro retraça em fragmentos a vida de uma mulher visionária e contestadora, com reflexões sobre Deus, o amor e a escrita. "Precisou aparecer Annie Ernaux para olharmos para trás e identificarmos algumas de suas precursoras", diz Paulino.

No ano que vem, sai "Carta a Freud", um ensaio longo da intelectual dirigido ao colega austríaco que completava então 65 anos —e a considerava uma amiga e interlocutora inspiradora.

ilustração de criança gigante deitada sobre casa no campo
Ilustração de Hippolyte para o infantil 'O Tédio das Tardes sem Fim', que o franco-ruandês Gaël Faye publica pela Veneta - Divulgação

ENTREVISTA COM O VAMPIRO Dalton Trevisan selecionou, a próprio punho, 91 de seus textos para compor uma nova coletânea que a Record leva às lojas já neste mês de abril. A "Antologia Pessoal" de um dos maiores contistas brasileiros, que em junho completa 98 anos, terá prefácio do professor Augusto Massi, da Universidade de São Paulo.

A MULHER E O PRIMATA E a Sextante vai romper um hiato de mais de 30 anos sem novos títulos de Jane Goodall no Brasil. Sai em junho o "Livro da Esperança", em que a naturalista britânica de 89 anos discute as experiências que moldaram suas descobertas revolucionárias sobre o comportamento dos animais.

PÁGINAS DE PAGE A Intrínseca acaba de abrir a pré-venda de uma de suas maiores apostas do ano. "Pageboy", o livro de memórias do ator trans Elliot Page, indicado ao Oscar por "Juno", chega às livrarias no dia 6 de junho, simultaneamente ao lançamento nos Estados Unidos.

TOPO DO MUNDO E a Companhia das Letras vai reeditar ainda neste ano outro sucesso de vendas, "São Paulo nas Alturas", do jornalista Raul Juste Lores. O livro sobre a evolução da arquitetura paulistana foi publicado em 2017 pela editora Três Estrelas, hoje fora de atividade, e se tornou artefato cada vez mais raro nas livrarias.

UM PEDACINHO DE PADRE O escritor e roteirista Tailor Diniz entregou para a editora Citadel um romance que soa como um "Sweeney Todd" da geração Z: um casal de universitários começa a assassinar pessoas e transformá-las em filés gourmet. Com a ajuda de uma influenciadora, o produto acaba indo para o topo dos trending topics e vira sensação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.